O programa de inovação aberta da Copel, o Copel+, está com edital aberto para aceleração de startups com potencial para desenvolver projetos que respondam aos desafios do setor elétrico. As inscrições foram prorrogadas até 28 de outubro e devem ser feitas no site http://www.copelmais.com.
Entre os benefícios, a companhia oferece possibilidade de acesso a um fundo de pesquisa e desenvolvimento no valor de R$ 10 milhões. A Copel e seus parceiros no programa, PUCPR e Sistema Fiep, selecionarão três startups que apresentem soluções inovadoras e com potencial de impacto positivo no mercado para serem incubadas e aceleradas.
NA PRÁTICA - O plano de aceleração acontecerá com base em metodologia exclusiva do Sistema Fiep, dividido em quatro etapas: Arranque, Crescimento, Consolidação e Liberação. As etapas contemplarão consultoria por parte das parceiras e entregas por parte das startups, resultando na criação de produtos ou serviços que atendam às demandas do setor elétrico e na avaliação das empresas para graduação com base na matriz BCG para o mercado.
As startups que apresentarem resultados alinhados com estes fatores, e que demonstrem poder se beneficiar de projetos de pesquisa nos moldes do programa P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), terão acesso a um fundo de P&D no valor de R$ 10 milhões.
O programa proverá mentoria especializada. A Copel qualificará a startup para estruturar um projeto de pesquisa e auxiliará na busca por institutos de ciência e tecnologia interessados em figurar como parceiros tecnológicos do projeto. Nesta modalidade, a propriedade intelectual da pesquisa necessariamente será da Copel para atender aos requisitos do programa P&D Aneel. Porém, a Copel garantirá uma licença de uso das tecnologias e patentes desenvolvidas para a startup que desenvolver projetos de pesquisa. Durante esse processo, as startups selecionadas também terão a oportunidade de licenciar outras tecnologias e patentes desenvolvidas pela Copel.
Podem participar empresas nascentes ou spin-offs – startups – com no mínimo seis meses de CNPJ, devidamente constituídas, que tenham produto, serviço ou
processo inovador, com sede no Brasil e instituída conforme a legislação, entre outros critérios, que devem ser lidos com atenção no edital disponível no site www.copelmais.com
SOLUÇÕES - O programa Copel+ começou em 2017, quando a empresa lançou chamada pública para atrair startups com soluções que agregassem valor aos negócios da companhia. Em troca do desenvolvimento dos projetos, as selecionadas receberam contrapartida financeira, mentoria técnica e infraestrutura.
Em 2018, entrou em uma nova fase, quando lançou chamada para que estudantes universitários inscrevessem ideias de projetos para os desafios do setor elétrico. Eles foram subsidiados para chegar a um modelo de negócios apto a concorrer à etapa de aceleração.
Agora, as startups recém-formadas pelos estudantes poderão ser aceleradas junto com outras que já vêm do mercado, por meio de um plano de aceleração desenvolvido com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fiep.
Das startups advindas do mercado, que devem entrar diretamente para esta fase de aceleração, serão escolhidas três para entrar para o programa. O resultado das selecionadas será divulgado em 18 de novembro. A etapa de aceleração acontece entre 19 de novembro de 2019 e 18 de maio de 2020.