Projetos voltados à troca de equipamentos com vistas à economia de energia podem ser inscritos em uma nova chamada pública aberta pela Copel para o financiamento de ações que tornem mais eficiente o consumo da eletricidade. As submissões podem ser feitas até 21 de março de 2024 em www.copel.com. Ao todo, são R$ 35 milhões disponíveis.
Os recursos são voltados para troca de lâmpadas, eletrodomésticos, maquinário industrial e outros equipamentos movidos a eletricidade, desde que eles substituam similares antigos trazendo ganhos de eficiência energética.
Esgotadas as possibilidades de tornar o consumo mais eficiente, também poderão ser inscritos na chamada projetos de instalação de sistemas para geração própria. Os recursos são do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Podem inscrever-se na Chamada Pública PEE COPEL 008/2023 órgãos do poder público e municípios que queiram tornar mais eficiente sua iluminação pública e, ainda, prestadores de serviços públicos e propriedades rurais, áreas comuns de condomínios, clientes comerciais e industriais.
Caso haja dúvidas sobre o edital, até o dia 20 de fevereiro o Portal do Proponente aceita pedidos de esclarecimentos.
- Medidores inteligentes da Copel já atendem 615 mil domicílios no Paraná
- Copel conclui construção de nova linha de distribuição para cidades turísticas do Noroeste
RESULTADOS – A última chamada pública da Copel voltada para estes públicos (PEE COPEL 006/2022) registrou, em 2023, a seleção de 29 projetos abrangendo consumidores industriais, residenciais (condomínios), de serviços e iluminação pública.
No âmbito da iluminação viária, foram aprovados projetos em 11 municípios de diferentes regiões do Estado. Atualmente, os projetos encontram-se em fase inicial de execução.