Copel investe R$ 60 milhões em nova subestação para Campo Mourão e região

Empreendimento atenderá diretamente 24 mil ligações de energia no município, e também nas vizinhas Araruna e Farol. Ela também vai fortalecer o sistema regional, por meio da interligação prevista com outras duas subestações, em alta tensão.
12/06/2024 - 14:54

A Copel está investindo R$ 60 milhões na construção de uma nova subestação em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O empreendimento atenderá diretamente 24 mil ligações de energia no município, e também nas vizinhas Araruna e Farol. Com 40% da obra concluída, a unidade vai fortalecer o sistema regional, por meio da interligação prevista com outras duas subestações, em alta tensão (138 mil volts). Estas conexões formam um anel que garante redundância ao sistema, reduzindo o risco de desligamentos de grande proporção.

Os desligamentos de médio e pequeno impacto também serão minimizados com a construção de 11 novos circuitos alimentadores em média tensão, responsáveis por levar a energia até os consumidores finais, como residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

“As obras estão andando em bom ritmo e devemos entregar esta unidade no final do próximo ano”, informa o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel, Edison Ribeiro. A área é responsável pelo planejamento e execução de obras estruturantes para a ampliação e reforço do sistema de distribuição de energia em todo o Paraná. “A nova subestação em Campo Mourão está entre os investimentos mais importantes que temos em andamento atualmente e integra um pacote recorde de recursos na modernização de todo o sistema”.

INVESTIMENTOS – A subestação de Campo Mourão integra um pacote de 17 novas subestações em construção pela Copel. Recentemente foi colocada em operação uma unidade do mesmo porte em Francisco Beltrão, e ainda em 2024 devem ser concluídas as obras da subestação Morangueira, em Maringá, e São Miguel do Iguaçu, no município homônimo do Oeste.

Também possuem novos empreendimentos importantes para o sistema elétrico os municípios de Almirante Tamandaré, Apucarana, Balsa Nova, Brasilândia do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cianorte, Mallet, Paiçandu, Paula Freitas, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Santa Mônica e Vitorino.

Além das novas estruturas, 80 subestações estão sendo ampliadas e modernizadas em todas as regiões do Paraná. Em 26 delas, as melhorias serão concluídas ainda em 2024. Nas 54 unidades restantes, as obras serão finalizadas a partir de 2025. O plano de investimentos para 2024 direciona R$ 2,1 bilhões, o maior orçamento para um ano, na Companhia.