A Copel melhorou de posição no ranking Merco Responsabilidade ESG (Environmental, Social and Governance), divulgado na manhã desta quarta-feira (29). A Companhia subiu da quinta para a segunda colocação entre as empresas do setor de energia elétrica com as melhores práticas ESG, atrás apenas da Eletrobras.
“O resultado da pesquisa da Merco ratifica os esforços da Copel na construção de um modelo de negócios pautado nos pilares ESG, com consequente geração de valor para todas as partes interessadas”, comentou o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto.
O evento divulgou as 100 Empresas mais Responsáveis ESG Brasil 2021, e também o top 25 do ranking nas três variáveis, E – meio ambiente, S – âmbito interno, clientes e sociedade e G – ética e governança.
A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil aconteceu entre julho de 2021 e abril de 2022. Na 8ª edição do levantamento, houve uma medição mais abrangente da sustentabilidade empresarial, resultando em um novo Merco Responsabilidade ESG. A mudança metodológica na estrutura incluiu cinco avaliações com 14 diferentes fontes de informação, em um total de 2.311 entrevistas.
A metodologia parte de entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a US$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade ESG. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.
Uma das principais novidades metodológicas nesta oitava edição do ranking é a inclusão de Merco Sociedade, o monitor que mede a reputação da perspectiva cidadã. Este indicador integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, enfatizando a legitimidade social, a licença social e a plausibilidade social.
Em complemento, são consideradas as avaliações de Merco Digital ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas. A metodologia completa está disponível no site www.merco.info.
ODS – As ações ESG da Copel estão relacionadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.