A Copel Energia, a subsidiária de comercialização da Companhia, foi autorizada nesta quinta-feira (27), pelo Ministério de Minas e Energia, a importar energia da Argentina e Uruguai.
De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Comercializadora da Copel adquire a energia destes países vizinhos e repassa para o Operador Nacional do Sistema (ONS) poder acioná-la quando necessário ao sistema elétrico nacional. Esta importação contribuirá com o Sistema Interligado Nacional (SIN) em um momento de escassez hídrica. A autorização é válida até 31 de dezembro de 2022.
A importação da Argentina deverá ocorrer por meio das estações conversoras de frequência de Garabi I e II, com até 2.200 megawatts de potência e respectiva energia elétrica associada, e da conversora de frequência de Uruguaiana, com até 50 megawatts de potência e respectiva energia.
Já as importações junto ao Uruguai ocorrerão pela estação conversora de frequência de Rivera, com até 70 megawatts de potência e energia, e da estação conversora de Melo, com até 500 megawatts, de acordo com a autorizaçã.