Copel e Sanepar restabelecem quase 100% dos serviços nas regiões prejudicadas por temporal

Segundo a Copel, restam 9 mil unidades sem energia. Temporal de sexta e madrugada de sábado atingiu 492 mil unidades. O abastecimento de água está normalizado nas regiões Leste, Oeste e Sudoeste, as mais atingidas no Estado.
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24/05/2021 - 12:40
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A Copel e a Sanepar atuaram no fim de semana para restabelecer as redes de energia e sistemas de abastecimento de água atingidos pelo temporal de sexta-feira e madrugada de sábado (21 e 22). Segundo a Copel, a ocorrência deixou, alternadamente, 492 mil clientes sem energia. As regiões mais atingidas foram o Oeste, Centro-Sul e Leste.

A Copel informa que restam 9 mil unidades consumidoras sem energia, que serão religadas no decorrer desta segunda-feira (24). Estes clientes ficam em áreas remotas ou em locais onde houve muita destruição na rede. 

Na região Leste do Estado, o temporal atingiu com mais força Curitiba e Região Metropolitana. Já no Centro-Sul, o maior número de desligamentos de energia aconteceu em Irati, Inácio Martins e Prudentópolis. Na região Oeste, as cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Palmas foram as mais afetadas.

O restabelecimento de energia segue priorizando situações de risco, onde há cabos soltos, subestações que alimentam a rede, serviços emergenciais, como hospitais e estações de abastecimento de água, e grandes circuitos. 

SANEPAR – O abastecimento de água foi prejudicado em diversas regiões porque, com a queda de energia, poços, captações em rios, estações elevatórias e estações de tratamento ficaram sem operação por várias horas. Isso afetou a produção e a distribuição de água.

Nesta segunda-feira, o abastecimento está normal nos sistemas das regiões Leste, Oeste e Sudoeste. Em Foz do Iguaçu, onde o fornecimento foi mais prejudicado devido à intensidade do temporal, a situação encontra-se normalizada. O abastecimento também está normal nas regiões de Ponta Grossa e Guarapuava (Centro-Oeste), com exceção de Telêmaco Borba e Sengés, onde deve normalizar totalmente ao longo da tarde.

A situação mais crítica foi em Laranjeiras do Sul, onde os níveis dos reservatórios estão se recuperando. Segundo a Sanepar, em Laranjeiras e Foz, se ocorrer falta de água deve ser pontual. Nesses casos, a empresa orienta que o cliente entre em contato pelo 0800 200 0115 para registrar protocolo de atendimento. A ligação é gratuita, 24 horas por dia.

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