Copel e Celesc firmam parceria para cooperação técnica

Trata-se de um acordo de cooperação para solução de problemas e identificação de oportunidades nas áreas de micro e minigeração distribuída, comercialização de energia, inadimplência, perdas técnicas e não técnicas.
Publicação
13/09/2019 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) firmaram um acordo de cooperação para solução de problemas e identificação de oportunidades nas áreas de micro e minigeração distribuída, comercialização de energia, inadimplência, perdas técnicas e não técnicas.

O documento assinado pelos presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e da Celesc, Cleicio Poleto Martins, tem como objetivo a troca de experiências entre as duas empresas. A iniciativa visa a fortalecer as estatais frente ao mercado e prepará-las para cenários futuros.

“Estamos enxergando esse movimento como engenhoso. Temos que pensar como nos aproximar para ganhar escala. Na área de comercialização, precisamos avançar ainda mais e amadurecer para sermos parceiros estratégicos”, enfatizou Slaviero.

As duas companhias se comprometeram a designar representantes técnicos e estabelecer grupos de trabalhos conjuntos para desenvolver projetos, ações e atividades relacionadas às áreas envolvidas no acordo. Outros temas abordados serão as metas de concessão, indicadores de qualidade de serviço, além de soluções em eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento em mobilidade elétrica.

O presidente da Celesc destacou que é uma grande oportunidade para trocar experiências em diversas áreas de atuação. “É uma parceria importante porque, assim como nós, a Copel é uma empresa estatal, que pretende permanecer como pública. Hoje existem cinco grandes players e a gente não pode perder esse compasso de fazer união de esforços, em prol de uma empresa eficiente, buscando ser o mais próximo possível daquilo que regulatoriamente é permitido”, completou.

Pela Copel também participaram da reunião os diretores Cássio Santana da Silva (Desenvolvimento de Novos Negócios), Maximiliano Orfali (Distribuição) e Franklin Miguel (Comercialização). Pela Celesc estavam presentes os diretores Pablo Cupani (Geração, Transmissão e Novos Negócios), Antônio Linhares (Comercial), Sandro Levandoski (Distribuição), André Luiz de Castro (Planejamento) e o assistente da Diretoria Comercial, Vânio Moritz Luz.

GALERIA DE IMAGENS