Cooperação técnico-científica vai fomentar setor de aeronaves

A Fundação Araucária lança na segunda-feira (29) o NAPI – Aeronaves de Pequeno Porte. Objetivo é instituir uma cooperação técnico-científica que promova a constituição de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, produção e inovação nessa área.
Publicação
24/03/2021 - 09:50

Confira o áudio desta notícia

A Fundação Araucária realiza na próxima segunda-feira (29), a partir das 10 horas, a cerimônia online de lançamento do NAPI – Aeronaves de Pequeno Porte. O objetivo é instituir uma cooperação técnico-científica que promova a constituição de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, produção e inovação nessa área.

O NAPI Aeronaves de Pequeno Porte funcionará com resgate de uma competência única nacional ligada à engenharia de aeronaves, com elevado potencial de adensamento de uma cadeia atualmente frágil. Com isso, busca o reposicionamento do Estado em uma cadeia internacional, ampliando a competitividade do Paraná e gerando riqueza e bem-estar.

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) priorizam a inovação, no seu amplo entendimento, como grande elemento transformador do Estado na busca de avanços sociais, econômicos e humanos. Políticas públicas, estratégias, instrumentos e ações que venham a contribuir para a inovação merecerão atenção especial.

Os NAPIs compõem uma solução sociotécnica fortemente apoiada em pressupostos da transformação digital e, também, da Gestão e Engenharia do Conhecimento. Têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses, incitados por demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado, mediante o aporte de recursos financeiros (chamadas públicas da Fundação Araucária) e tendo como base uma plataforma digital.

Neste primeiro momento do NAPI serão priorizadas ações voltadas ao agronegócio. 

Confira a programação do evento de segunda-feira (29):

10h - Abertura – Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig 

10h05 - Apresentação do conceito dos NAPIs – Diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa 

10h25 - Detalhamento do projeto Ipetec – proprietário da empresa Ipe Aeronaves, João Carlos Boscardin Filho 

10h40 - Reitor da Unioeste, Alexandre Webber 

10h45 - Reitor da Unila, Gleisson Pereira de Brito 

10h50 - Diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves 

10h55 - Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona

GALERIA DE IMAGENS