As contratações com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Litoral e Região Metropolitana de Curitiba cresceram em torno de 90% durante a pandemia (2020-2021), na comparação com 2019, ano que antecedeu a crise sanitária. Foram mais de R$ 80 milhões injetados na região, no ano passado, para o setor de comércio e serviços.
Em todo o Paraná, esse mesmo segmento representa 32,5% dos contratos firmados em 2021, em que as contratações totalizaram R$ 1,4 bilhão em todo o Estado.
O empresário Leonardo Bassetto acredita que projeto ambiental precisa ser viável e funcional. Proprietário do Supermercado Baia Azul, em Guaratuba, no litoral paranaense, ele está com unidades nos bairros Coroados e Piçarras com implantação de um sistema gerador solar fotovoltaico, que segundo ele é inédito na região.
Com recursos captados da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o BRDE trabalha essa linha de financiamento para projetos de impacto social e ambiental.
“Fomentar os negócios no Litoral do Paraná com projetos e linhas de crédito ágeis e de acordo com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) é possível, viável, e o banco pretende ampliar essas ações para expandir a economia nessa região tão importante do Paraná”, comentou o presidente de BRDE, Wilson Bley.
Desde novembro, começaram as instalações das placas de energia solar das unidades do supermercado, que funciona em Guaratuba desde 1998. Bassetto explicou que o projeto é executado em etapas e que até março deve estar com a cobertura do estacionamento de uma das unidades já concluída.
“Esse projeto vai atender 35% do nosso consumo total da rede, um projeto-piloto, pois a ideia no futuro é que as próximas lojas sejam estruturadas com 100% da energia solar, sem depender de rede externa” destacou empresário.
“O apoio do BRDE foi excelente, com a menor taxa (euro) bem mais estável e de pouca oscilação. Esse financiamento vai representar 50% do que estaremos consumindo de energia. Além de economia para o empreendimento, utilizamos uma fonte renovável” analisou.
Nos últimos dois anos, outras empresas no Litoral também receberam recursos para investimentos e capital de giro, em ações de apoio a negócios na pandemia dentro do premiado programa BRDE Recupera Sul.
Os investimentos em negócios ligados ao Turismo nesse período foram apoiados com o Fungetur, uma linha de crédito exclusiva para o setor de turismo, com taxas diferenciadas e prazos e carência mais longos.
Para saber mais sobre os programas e linhas de crédito no Litoral ou na Região Metropolitana de Curitiba acesse AQUI ou direto com a equipe BRDE pelo WhatsApp.