Consulados participam de reunião sobre Desenvolvimento Sustentável

Foram avaliadas as atividades dos consulados como aceleradores de Projetos de Desenvolvimento no Estado. A coordenadora no Estado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conduziu o encontro.
Publicação
21/03/2019 - 09:19
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi realizada nesta quarta-feira (20), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a reunião de trabalho com representantes de consulados atuantes no Paraná. A coordenadora no Estado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS Agenda 2030, Carla Pimentel, conduziu o encontro.

Eles avaliaram as atividades dos consulados como aceleradores de Projetos de Desenvolvimento no Estado. Foi assinado um Termo de Fomento com o objetivo de estabelecerem uma relação de interesse mútuo, com participação efetiva.

O cônsul da Finlândia, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, falou sobre recursos disponíveis para a cooperação em educação. Conselheiro da Fundação Araucária para Ciência e Tecnologia, Athayde deu ênfase à educação presencial. “Temos de ter atrativos para dar espaço a brincadeiras, ao lúdico longe do computador, do mundo on-line, oferecer esportes”, disse ele.

O cônsul da Dinamarca, Pedro Luiz Fernandes, disse acreditar que a chave da educação esteja nas mãos do professor facilitador. Citou, ainda, que há três aplicativos gratuitos para a educação de qualidade dentro dos ODSs, sobre fome, pobreza e saneamento.

Nadir Bosch, cônsul honorário da França, recomendou que o Paraná não dispense os seus talentos. “Não podemos perder os melhores talentos paranaenses para outros países. Temos de reter as pessoas com nível de excelência em saber, os talentos no Paraná”, defendeu.

Carla Pimentel mostrou as opções possíveis aos cônsules presentes, com parcerias inovadoras, em um banco de soluções, escola de sustentabilidade, desenvolvimento social para empreendedores, abordagem pedagógica, com frente tecnológica, plataforma de defesa da mulher, convivência de idosos, cultura de segurança.

Participaram da reunião a diretora Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU no Brasil, Rosane de Souza; o articulador das ODS no Paranacidade, Geraldo Farias; os cônsules da Tanzânia, Jonathan Bittencourt; da Suíça, Manuela Merki; da Argentina, Pedro Marotta; o cônsul adjunto do Japão, Hiroshi Teramichi; da Hungria, Marco Schetino; a representante do Consulado da Grã-Bretanha, Manuela Navrota; o segundo secretário do Ministério das Relações Exteriores, Bráulio Pupim.