Conselho Estadual dos Direitos da Mulher elege a 1ª presidente negra da história do Paraná

Além de Ivanete Paulino Xavier como presidente, a nova composição do Conselho também tem a primeira conselheira transexual, Bruna Ravena Braga dos Santos, e a primeira conselheira imigrante, Rockmillys Basante Palomo.
Publicação
07/11/2023 - 15:59

Confira o áudio desta notícia

A conselheira Ivanete Paulino Xavier, da Rede Mulheres Negras, foi eleita nesta terça-feira (07) como a primeira presidente negra do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), para o biênio 2023-2025. A nova composição possui outros marcos históricos no Paraná, com a diplomação da primeira conselheira transexual, Bruna Ravena Braga dos Santos, da Associação de Travestis e Transexuais, e também a primeira conselheira imigrante, a venezuelana Rockmillys Basante Palomo, da Ação Social Irmandade sem Fronteiras.

A eleição das novas representantes das organizações da sociedade civil para compor as 13 vagas deste Conselho aconteceu em 11 de outubro, de forma digital. A nova gestão é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil. Os trabalhos começam já em novembro.

solenidade de posse e diplomação pública dos membros do Conselho para o período de 2023 a 2025 foi no dia 30 de outubro, no auditório da OAB/PR, com a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte.

“É uma grande alegria ser a primeira mulher negra retinta a ocupar a cadeira da presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, mas também reconheço a responsabilidade que isso carrega", disse Ivanete. “Estamos em um momento em que o Conselho enfrenta uma alta demanda e temos muitas tarefas e responsabilidades à frente. No entanto, acredito que nossa gestão realizará um excelente trabalho, contando com o comprometimento das conselheiras estaduais, tanto da sociedade civil quanto do governo”, afirmou.

Mariana Neris, que deixa a presidência do Conselho para assumir a vice-presidência, agradeceu a oportunidade e lembrou que a presidência é alternada entre sociedade civil e governo a cada dois anos.

“Sou grata ao governador Ratinho Júnior e à secretária Leandre por me proporcionar a oportunidade de representar quase 5 milhões de mulheres durante oito meses. Foram intensos dias de grandes entregas como, por exemplo, o primeiro financiamento público para a estruturação de políticas para mulheres”, disse.

A secretária Leandre Dal Ponte destacou o importante trabalho de controle social realizado pelo CEDM/PR ao afirmar que a nova composição do Conselho é um marco na história do Paraná. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, composto por representantes do governo e da sociedade civil, é um reflexo da união de esforços para promover igualdade e justiça. Parabéns às novas conselheiras, às conselheiras que foram reconduzidas ao cargo na última eleição, e parabéns à Ivonete, presidente eleita”, disse Leandre.

BIOGRAFIA - Ivanete Xavier é a 14ª filha de Antonieta Paulino Xavier e José Inácio Xavier, e mãe de Aline. Sempre pronta para novos desafios, é mestranda em Educação, especialista em Educação e em Teologia-Missiologia. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Comissão da Banca de Validação de Autodeclaração da UFPR, da qual é servidora.

Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora administrativa adjunta da Rede Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR), onde representa a instituição no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), além de suplente no Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR). Para além das representatividades sociais, Ivanete Xavier faz parte da coordenação executiva da Rede Mulheres Negras Evangélicas no Brasil (RMNEB), do Movimento Negro Evangélico do Paraná (MNE-PR) e, para manter o equilíbrio, é coralista no Coral Negro de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS