Conferências sobre energia
solar seguem nesta quarta

25/08/2020 - 16:10

A série de conferências online sobre “A Revolução da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil – Como as Cidades Podem se Beneficiar” segue nesta quarta-feira (26). Terá início com a apresentação do painel “Projetos FV para Municípios”, às 10 horas.

A série é organizada pelo C40 Cities Finance Facility (CFF) e que recebeu o apoio, para a divulgação junto às prefeituras, do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

O objetivo das palestras é sensibilizar os gestores e técnicos municipais para as vantagens de substituir os sistemas elétricos tradicionais pela geração própria.

Na segunda-feira (24), data do início das palestras, o superintendente executivo do Paranacidade,  Álvaro Cabrini, apresentou as possibilidades de obtenção de recursos  pelas prefeituras para viabilizar projetos. Os recursos são pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), com a aprovação da SEDU, operação do Paranacidade, tendo a Fomento Paraná como agente financeiro.

OS PRIMEIROS - Sete municípios (Balsa Nova, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e São José dos Pinhais) já fazem parte de um projeto-piloto do Governo do Paraná para a implantação da geração de energia fotovoltaica em escolas municipais de todo o Estado.

A iniciativa é resultado de parcerias entre a SEDU,  Petinelli, empresa de consultoria especializada na certificação Leed/Zero Energy; Green Building Council/Brasil e Fomento Paraná.

A programação da série terá, ainda, além da palestra desta quarta, apresentações no dia 31 dos “Aspectos Legais e Melhores Práticas Técnicas”; e, no próximo dia 02,  “Aquisição, Financiamento e Implementação”.

Para participar dos encontros, basta acessar os links a seguir e efetuar o registro.

Inscrição para a Semana Um, nos dias 24 e 26 de agosto: c40.zoom.us/webinar/register/WN_gV7JKMwHTdyHQp4yGtbwMw

Para a Semana Dois, nos dias 31de agosto e 02 de setembro:  c40.zoom.us/webinar/register/WN_X1oRzypxRiOQCkXwGZQshg