Começaram nesta segunda-feira (03) no Paraná as Conferências Municipais da Assistência Social. Ao todo, serão realizados 399 encontros que abordarão questões de relevância, tendo como o principal tema a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Eles precedem a etapa estadual que acontecerá 3 a 5 de outubro, em Cascavel.
O principal objetivo é eleger prioridades locais e encaminhar as propostas elencadas ao Estado e à União, além de conferir os avanços realizados em âmbito municipal. A sociedade civil organizada também participa de todo o processo, contribuindo para o fortalecimento da área.
“Estamos vivendo um importante momento para a assistência social aqui no Paraná. Temos as eleições da Sociedade Civil do Conselho Estadual de Assistência Social, as conferências municipais e estadual, mostrando a importância desta área na construção de um sistema coeso e fortalecido para atender as pessoas em vulnerabilidade", disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. "A união entre a sociedade civil organizada e do poder público é essencial para a construção destas políticas públicas”, enfatizou.
- Direitos garantidos: Paraná já emitiu 7,8 mil carteiras do autista
- Ilha do Mel é a primeira inclusiva para pessoas autistas do Brasil
Em Cascavel, a conferência municipal acontecerá em maio. Para o secretário municipal Hudson Márcio Moreschi Júnior, essa etapa é fundamental. “Teremos no dia 25 de maio a conferência municipal aqui em Cascavel, para levantarmos as propostas e ouvirmos a população sobre temas importantes, para levarmos à conferência estadual. Aqui vamos realizar, de 11 a 26 de abril, pré-conferências, quando iremos até os distritos da cidade, ficar ainda mais próximos da população e ouvir as propostas para o aperfeiçoamento do serviço de assistência”, destacou