Começa nesta quinta-feira (26), em Curitiba, a IV Conferência Estadual da Juventude. O evento, que reunirá 400 jovens de todo o Paraná, é realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e pelo Conselho Estadual da Juventude. Durante dois dias, serão discutidas propostas para fortalecimento das políticas públicas desta área, dirigidas ao Estado e à União. Divididas em 12 eixos, as propostas serão sistematizadas, discutidas e, na sexta-feira (27), levadas à votação na plenária final.
A Conferência Estadual da Juventude também elegerá a delegação do Paraná para a Conferência Nacional, que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
“Este é o momento para os jovens se unirem, debaterem ideias e elaborarem propostas de melhoria para as politicas públicas voltadas a este segmento”, diz o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Os jovens são cheios de ideias, de planos e sonhos. Um momento como esse da conferência é a oportunidade para que possam expressar os seus anseios para a construção de um futuro melhor”, ressaltou Carboni.
- Paraná envia 25 propostas à Conferência Nacional da Assistência Social
-
Governador libera mais R$ 403 milhões para a saúde e entrega novos carros e ambulâncias
ESTATUTO - Neste ano, a Conferência Estadual tem como tema "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver". O encontro também comemora os dez anos do Estatuto da Juventude, instituído pela Lei n.º 12.852, de 2013.
Segundo a Coordenadora Estadual da Política da Juventude da Sedef, Silvia Cristina de Lima, o documento rege não apenas os direitos mas também os deveres da juventude. “Ele é o grande orientador das políticas públicas voltadas para este público. É muito importante que o jovem conheça esse documento para entender e se colocar como agente da garantia de seus direitos”, afirma Sílvia.
PROGRAMAÇÃO – A IV Conferência Estadual contará com as palestras do pedagoga Rana Emanuelle Almeida e do professor Fernando Willian Scholz. Eles abordarão os novos cenários da sociedade, a participação dos jovens e como eles podem contribuir na elaboração e implantação das políticas públicas para a área.
Serviço:
Data: quinta e sexta-feira (26 e 27)
Horário: 9 horas
Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – Centro Politécnico
Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas - Curitiba