O whitetopping da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, na região Sudoeste, atingiu a marca de 17,23% de execução na medição de janeiro, após apenas um mês de concretagem da pista. A obra é administrada e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e terá um investimento total de R$ 180.950.000,00.
Na medição anterior, de dezembro, a obra estava em 2,94%, relativo à elaboração de projetos e a serviços de terraplenagem e pavimentação preparando a pista antiga para receber o concreto. Nesta técnica de restauração, o pavimento asfáltico existente recebe melhorias e é aproveitado como base para um novo pavimento rígido de concreto, daí o nome whitetopping, ou cobertura branca, traduzindo livremente.
O trecho contemplado tem 37,49 quilômetros de extensão, indo desde o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, no km 175+130, passando pelo município de Mariópolis, e chegando até o início do perímetro urbano de Pato Branco, no km 212,62, terminando onde terá início a nova concessão rodoviária.
Os serviços são realizados em um dos sentidos de tráfego de cada vez, sendo necessário operação pare-e-siga 24 horas por dia para preservar o pavimento antigo já melhorado, e evitar a circulação sobre a pista nova, enquanto se aguarda a cura do concreto. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo as orientações dos funcionários da obra, ou buscar rotas alternativas, utilizando a BR-158 e PR-459.
A obra prevê ainda a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho, nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Serão instaladas ainda defensas metálicas e plantada nova grama no talude dos alargamentos.
A restauração deve ser concluída até novembro deste ano.
CORREDOR – A PRC-280 é considerada o principal corredor logístico da região Sudoeste, sendo utilizada para o transporte de cargas e escoamento da produção agropecuária, demandando grande volume de serviços de conservação e manutenção. Com as novas pistas de concreto, de maior resistência a veículos pesados e vida útil de aproximadamente 20 anos, haverá uma necessidade muito menor destas intervenções, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.
Agora em dezembro foi inaugurada obra semelhante de restauração em concreto no trecho de Palmas a Clevelândia, e em março do ano anterior foi inaugurada a obra de whitetopping da PRC-280 do entroncamento com a BR-153 em General Carneiro, até o trevo da Codapar em Palmas, sendo a primeira iniciativa deste tipo realizada pelo DER/PR.