Complexo Hospitalar do Trabalhador promove Semana da Enfermagem em Curitiba

O evento reúne aproximadamente 1.200 colaboradores e segue até sexta-feira (17) no auditório do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O evento ocorre em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no último domingo (12).
13/05/2024 - 15:00

Com objetivo de valorizar, motivar e promover debates e reflexões sobre as conquistas e desafios que envolvem os profissionais da enfermagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), realiza a partir desta segunda-feira (13) a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema central “Romper bolhas no mundo atual para resistir e o coexistir da enfermagem”.

A programação conta com palestras como: Cuidados de enfermagem com estomias; Assistência de enfermagem com feridas operatórias; Higienize as mãos e salve vidas; Dermatites associadas à incontinência; Assistência de enfermagem com cateteres; e Ferramentas de comunicação e trabalho em equipe.

“A enfermagem é quem cuida, quem fica do lado do paciente em todos os momentos. Esses profissionais, em todos os dias do ano e muito especialmente nesta semana, merecem ser muito celebrados pela importância do trabalho que realizam e pela dedicação ao próximo”, parabenizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Os profissionais da enfermagem compõem todo o corpo técnico seja na Atenção Primária em Saúde ou mesmo na Atenção Especializada, é um profissional de extrema importância para o bom funcionamento de um hospital, seja no pronto socorro, nas enfermarias ou no centro cirúrgico. Além de engrandecer esse profissional, essa semana vem para valorizar e trazer novas perspectivas e atualizações, buscando principalmente a capacitação no ambiente de trabalho”, explicou o diretor-geral do CHT, Guilherme Graziani.

Atualmente, a Sesa conta com 6.478 servidores públicos estatutários. Destes, 2.601, ou seja, mais de 40% são da área da enfermagem. Somente no CHT são 255 enfermeiros e 935 técnicos e auxiliares em enfermagem.

“A enfermagem é a maior força de trabalho na área de saúde, presente em todos os níveis de atenção, sendo que na atenção hospitalar a atuação é 24 horas por dia. O trabalho destes profissionais é fundamental na prevenção de doenças, promoção, assistência e recuperação da saúde das pessoas, famílias e coletividade”, disse a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde e enfermeira da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com a diretora de enfermagem do CHT, Justina Cetnarski Maiczak, esse é um momento de reflexão sobre o trabalho executado pelos técnicos e enfermeiros de toda Rede de Atenção em Saúde (RAS). “Nesta semana temos a oportunidade de assistir palestras de profissionais de outros hospitais, o que propicia a troca de experiências e consequentemente o crescimento profissional de cada um. São dias de muita informação, atualização e motivação sobre as atividades executadas por esses profissionais”, disse.

O evento ocorre em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/PR).