Com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, será realizado em Curitiba, a partir desta quinta-feira (25), o Encontro Paranaense de E-Sports, evento gamer que traz atividades voltadas à cultura geek e competições estudantis, além de estandes e palestras sobre esta modalidade. No evento será disputada a fase final de um torneio escolar para estudantes do Paraná.
As competições acontecem no Clube Duque de Caxias, na Capital, e vão até domingo (28). A abertura será nesta quinta-feira, às 19h, exclusiva para convidados e imprensa. As atividades começam na sexta-feira. Haverá transmissões ao vivo pelo YouTube do evento e pelo sistema de transmissão de vídeo (Twitch) da competição. O projeto é incentivado pela Copel.
“Os jogos eletrônicos são esportes da mente, desenvolvem o raciocínio e são importantes, principalmente, para as novas gerações. Por isso o Paraná apoiará todas as etapas da competição”, ressalta o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Otávio Vinícius, coordenador do Proesporte, destaca que este encontro é o primeiro projeto da modalidade a receber apoio do programa. “Às vezes, as pessoas acham que uma modalidade não cabe na lei de fomento e incentivo, mas cabe sim. Basta seguir os pré-requisitos e obrigações exigidas pelo programa. Todas as modalidades podem participar”, explica.
O evento tem apoio, também, da Federação do Desporto Escolar do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, das equipes de e-sports Union E-Sports, equipe atual campeã brasileira de Fifa (jogos simuladores de futebol, entre os mais disputados atualmente), Planeta Games e Gamescola, com organização da Arena On e realização da Meiuca Esportes.
A programação inclui ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências e cases de sucesso. O público poderá conhecer de perto o mundo da realidade virtual, do desenvolvimento de jogos e, ainda, o Museu de Games. Os participantes também podem se inscrever em workshops e rodadas de negócios que vão ocorrer durante o evento, com oportunidade de conhecer grandes jogadores e personalidades do esporte eletrônico brasileiro.
“O que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. Estamos falando de um mercado de alto valor em que somos uma potência mundial. Além disso, o e-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem”, completa Diego Pereira, diretor-executivo do evento.
PROGRAMAÇÃO – A programação traz um conteúdo alinhado aos principais assuntos inerentes ao esporte eletrônico, abordando temas como o direito aplicado aos e-Sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes, cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer.
Haverá também painéis que abordam temas voltados ao desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores.
Algumas das atrações do evento são os jogos de luta (Treta), Jogos de Fifa (equipes Union Esports e Dazz), oficina de games (Gamescola), simuladores de corrida (Potência Truck e GT Concept), jogos antigos (Gasper Retrô Games), mesas de RPG (área gamer da PUCPR, Macaco Dumal e Retro Punk), Realidade Virtual, carro gamer (Red Bull), além de praça de alimentação, food trucks e outros estandes, como do Proesporte.
Além das palestras e atividades especiais, o encontro recebe a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado, concorrendo a prêmios e disputando os jogos mais populares do momento. As partidas na Arena Gamer começam a partir das 15h de sexta e de sábado (26 e 27). No domingo (28), a programação prevê o início das finais às 13h.
Marco Rossi, CEO da Union E-Sports, afirma que a missão da sua equipe é viabilizar e gerar oportunidades para os jogadores. “Vamos levar nossos influencers, a experiência de como captamos os atletas e trazemos para o nosso ecossistema. Essa iniciativa de abrir para universidades e colégios, os quais chamamos de jogadores casuais, é fantástica para o crescimento e democratização do e-Sports no Brasil”, afirma.
Serviço:
Data: quinta-feira a domingo (25 a 28)
Local: Clube Duque de Caxias - Rua Costa Rica, 1173 - Bacacheri - Curitiba
Ingressos: R$ 50,00 por dia e R$ 100,00 no pacote premium para 4 dias
Meia entrada: válida para quem doar 1 kg de alimento não perecível, entregar lixo eletrônico no local e a todos que por lei têm direito ao meio ingresso
Venda de ingressos e informações gerais: www.esportsparana.com.br