A Compagas recebeu 14 propostas de 10 empresas em sua segunda chamada pública para aquisição de biometano. As propostas, somadas, podem ultrapassar o potencial diário de 320 mil m³ de gás natural renovável para o Paraná. Esse volume é muito próximo da atual produção nacional, que está em cerca de 400 mil m³/dia, e confirma a acertada estratégia da Companhia em investir na inserção do combustível renovável em sua matriz de suprimento para expandir sua atuação no Estado.
O CEO da Companhia, Rafael Lamastra Júnior, disse que a estratégia da Compagas está no desenvolvimento de um mercado sustentável e eficiente, com energia renovável. “Nossa meta é distribuir, até 2026, 15% de biometano, o que corresponde a cerca de 100 mil m³/dia de gás renovável, e o resultado dessa nova chamada consolida nossas expectativas de que será possível alcançar esse objetivo”, afirmou.
Nas propostas recebidas pela Compagas, a produção do biometano está associada ao aproveitamento energético a partir dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios e do agronegócio, por meio das usinas de açúcar, etanol, da suinocultura e da bovinocultura.
As empresas produtoras de biometano apresentaram suas propostas para as regiões Norte, Norte-Central, Metropolitana, Centro-Oriental e Oeste do Paraná. Há projetos para injeção do biometano nas redes de distribuição já instaladas pela Compagas, além de iniciativas novas para ampliação da oferta via rede isolada.
- Com protagonismo nacional no setor, Paraná recebe estreia do Circuito Biogás nos Estados
- Compagas registra aumento no uso de gás natural em novas residências no Paraná
A iniciativa integra a estratégia da Companhia de transformação da sua matriz energética, favorecendo o aumento da distribuição do biometano, uma energia limpa e 100% renovável, para atender os usuários paranaenses e expandir a sua atuação para outras regiões do Estado.
“O Paraná é líder em sustentabilidade no País e tem no agronegócio uma gigantesca força para a geração de biogás e biometano, e nós vamos aproveitar esse potencial para transformar de forma progressiva a nossa matriz energética”, destacou Lamastra.
SEGUNDA CHAMADA – Essa é a segunda chamada pública realizada pela Compagas especificamente para aquisição de biometano. A iniciativa marca o início de uma série de ações da empresa com foco em sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, denominada Compagas +Verde. O prazo de recebimento das ofertas foi encerrado no dia 15 de março e agora as propostas serão analisadas e negociadas pela equipe técnica da Compagas.