Uma comitiva da Nova Zelândia esteve em Curitiba, nesta semana, para conhecer o sistema estadual de ensino superior paranaense. O objetivo da visita foi alinhar áreas de interesse para estabelecer parcerias entre as universidades estaduais do Paraná com as instituições de ensino superior neozelandesas.
Pesquisadores das universidades neozelandesa integraram a comitiva. Entre eles estavam Frank Bloomfield, vice-reitor adjunto da Universidade de Auckland; Leonel Alvarado, diretor regional da Universidade de Massey; e Jannik Haas, professor na Universidade de Canterbury;
Também fizeram parte do grupo, Bruna de Natale, gerente de desenvolvimento de mercado da Nova Zelândia Educação, instituição que representa as oito universidades públicas neozelandesas, e Nicole Freeman, gerente de projetos no Centro de Excelência América Latina e Ásia-Pacífico, uma iniciativa do Governo da Nova Zelândia para promover as relações de colaboração entre países da América Latina, da Ásia e do Pacífico.
A delegação participou de reuniões na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), na Fundação Araucária e com os reitores das universidades estaduais do Paraná. Durante a visita, pesquisadores paranaenses apresentaram as principais ações e estratégias de pesquisa e inovação desenvolvidas no estado.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a visita da delegação neozelandesa é de grande importância para consolidar a parceria e promover o avanço da cooperação científica e tecnológica entre o Paraná e a Nova Zelândia. “A cooperação internacional é fundamental para a expansão e melhora da qualidade do trabalho científico e tecnológico. Com a colaboração de pesquisadores de diversos países, somamos esforços para a realização de pesquisas de ponta”, afirma.
A visita da delegação neozelandesa é resultado da missão internacional realizada por uma comitiva paranaense para o país asiático, em agosto deste ano. Representantes do Paraná visitaram as oito universidades públicas do país e se reuniram com pesquisadores e representantes do Ministério das Indústrias Primárias, da Embaixada do Brasil e da Nova Zelândia Educação.
A Nova Zelândia é um país com 5,1 milhões de habitantes localizado na Oceania, no Sudoeste do Oceano Pacífico. O país é reconhecido pela excelência no ensino superior, com oito universidades públicas que estão entre as melhores do mundo de acordo com rankings internacionais.
A expectativa é receber uma nova comitiva de pesquisadores neozelandeses no primeiro semestre de 2025 para alinhar temas de interesse e de expertise dos dois países, como genômica, agricultura e sustentabilidade. No segundo semestre do ano que vem, pesquisadores paranaenses devem embarcar para a Nova Zelândia para viabilizar ações de mobilidade acadêmica e projetos de colaboração científica internacional.