Comitiva Suíça visita Sanepar em busca de parcerias em tecnologia e sustentabilidade

Empresários e integrantes do Consulado Suíço conheceram processos inovadores da Companhia. Empresas do país europeu também falaram da atuação delas no mercado e apresentaram as tecnologias e soluções para o setor de saneamento.
Publicação
19/10/2023 - 16:11
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes do Consulado Suíço e de empresas do país europeu vieram ao Paraná para conhecer setores de infraestrutura e energias renováveis. Eles visitaram a Sanepar em busca de parceria na área de saneamento.

O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, destacou a importância do encontro. “A comitiva trouxe oportunidades não só para melhoria nos serviços da empresa, mas também para parcerias no Paraná, no Brasil e quem sabe para a América Latina. O encontro vai permitir temos um olhar diferenciado para as atividades, com produtos de qualidade, que podem ser revertidos em saúde pública preventiva para a população,” comenta Stabile.

O cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, avaliou positivamente o encontro com os empresários. “Estou muito contente em ver essa sinergia entre as empresas suíças e a Sanepar. Temos realmente objetivos em comum na pauta da sustentabilidade e redução de emissão de carbono por meio da inovação. Viemos junto com empresas suíças para reforçar nosso engajamento com a Sanepar”.

Ele acrescentou que a Suíça tem grande expertise no setor de saneamento. “E como o país mais inovador do mundo tem empresas que oferecem tecnologia e soluções de altíssima qualidade”, disse o cônsul.

Na oportunidade, Stabile apresentou os principais projetos da companhia na área de inovação e sustentabilidade com foco para a economia circular e mostrou os projetos desenvolvidos pela empresa para implantação de estações de tratamento de esgoto sustentáveis, com aproveitamento de 100% dos subprodutos de coleta e tratamento de esgoto.

A Sanepar pretende estimular a inovação nas áreas de energia, resíduos sólidos e recursos hídricos. O presidente citou a transformação do lodo do esgoto, que pode gerar produtos como adubo, biofertilizante e também na produção de blocos cerâmicos (paver). A água de reúso é outro subproduto que pode ter aplicações na indústria, agricultura e em atividades urbanas, como limpeza de ruas.

Na área de energia, a transformação do biometano em combustível, fonte de calor, hidrogênio e CO2 são outros projetos desenvolvidos pela Companhia.

Representantes de nove empresas suíças falaram da atuação delas no mercado e apresentaram as tecnologias e soluções para o setor de saneamento.

PRESENÇAS - Participaram do encontro representantes da Fineamin do Brasil, George Fishcer Piping Systems, Sulzer do Brasil, Swan do Brasil, Gemu, Endress+Hauser, Sika e ABB Brasil. Todas as empresas trabalham com soluções para a produção e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

VISITA – Na manhã desta quinta-feira (19), a comitiva suíça conheceu as estruturas operacionais da Sanepar. Eles visitaram a estação de tratamento de esgoto Belém, a CS Bioenergia, o Centro de Controle Operacional da Sanepar, o Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar, o Laboratório Central de Conformidade e o Museu Planeta Água.

PRESENÇAS - Além dos empresários, também participaram do encontro, a cônsul honorária da Suíça em Curitiba, Manuela Merki; Luiz Fernando Nanô, da área de Projetos e Infraestrutura do consulado; e o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti.

GALERIA DE IMAGENS