As novas ações e os investimentos de mais de R$ 1 bilhão anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento Saúde em Movimento foram destaques da 6ª e última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento reuniu profissionais da Sesa, municípios, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR) em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (7).
“Chegamos a última reunião do ano da CIB logo após esse grande anúncio de investimentos para a saúde e destacamos importantes ações que realizamos até agora, mas não paramos aqui, porque na saúde não tem missão cumprida, temos missão sendo cumprida. Com as novas ferramentas e objetivos apresentados, já estamos nos preparando para continuar trabalhando”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Além dos recursos para investimentos e custeio para a saúde, a reunião também abordou ações importantes para a área, como o aumento das coberturas vacinais, com destaque para as vacinas da BCG (90% em 2022 e 95% no primeiro semestre deste ano), Hepatite B (84% em 2022 e 96% este ano), Tríplice Viral (90% em 2022 e 96% em 2023) e Febre Amarela (74% em 2022 e 91% este ano); o Pacto para Redução da Mortalidade Materna e Infantil; o Plano Integrado para a Gestão da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde; e o Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Além disso, foi pactuado o novo Sistema de Informações da Pessoa Idosa (SIPI), criado pela Sesa e que conta agora com a adesão dos municípios para inclusão de informações que possam auxiliar no monitoramento da saúde de pessoas idosas no Paraná. A criação da ferramenta atende ao cenário estadual, onde atualmente vivem 1,9 milhão de pessoas com 60 anos, o que equivale a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, segundo dados detalhados do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Hospital Regional de Ivaiporã realiza 881 cirurgias eletivas em três meses
- Paraná amplia vacinação da bivalente contra Covid-19 para grupos prioritários
PRESENÇAS – Participaram da reunião o presidente do Cosems, Odileno Garcia Toledo; o secretário municipal de saúde de Santa Terezinha de Itaipu e diretor administrativo do Cosems, Fábio de Melo; o diretor-geral da Sesa, César Neves; a secretária da Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária da Saúde de Foz do Iguaçu, Rose Meri da Rosa; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes; o diretor de Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani; a diretora de Contratualização e Regulação da Sesa, Lilimar Mori; e o coordenador da CIB/PR, José Carlos Abreu.