As aulas do Aprova, maior pré-vestibular gratuito do Paraná, já começaram em quatro municípios do Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá. Com apoio de R$ 1.308.420,00 do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), o programa contemplará mais de mil jovens em 14 municípios.
O Aprova é voltado a alunos entre 14 a 18 anos da rede pública que buscam ingressar no ensino superior. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e seguirão até novembro.
De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Gerar (instituto que coordena o cursinho), Francisco Essert, trata-se de uma oportunidade para os jovens realizarem o sonho de iniciar uma graduação. “Os jovens são o nosso futuro e precisam ter oportunidades. O Aprova é uma importante contribuição para que possam ingressar no Ensino Superior e construir uma trajetória de sucesso e realizações, longe da criminalidade”, disse.
Além de contar com recursos do FIA, o Governo do Estado cedeu salas de aulas para o curso. São 15 espaços distribuídos nos 14 municípios atendidos.
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, participou da aula inaugural de 2023, que aconteceu em Curitiba. Ele destacou que o Aprova leva dignidade aos jovens que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular. “Contribui para pavimentar o acesso ao Ensino Superior”, afirmou.
O projeto conta material didático próprio, que aproxima a realidade da teoria. Para aplicá-lo, cerca de 70 professores com experiência em pré-vestibulares passaram por capacitações. Para ser viabilizado, o Aprova também recebe recursos de empresas através da dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
- Vestibular dos Povos Indígenas teve participação de 363 estudantes
- Alunos de robótica se destacam na Prova Paraná com quase 70% de acertos no ensino médio
VAGAS E INSCRIÇÕES – Nos quatro municípios em que as aulas se iniciaram, há vagas remanescentes e os interessados ainda têm chance de ingressar no pré-vestibular. Em outras 10 cidades, as inscrições seguirão até o dia 15 de maio e as aulas devem se iniciar no final do mês. São eles: Campina Grande do Sul, Cianorte, Guaraqueçaba, Alvorada do Sul, Ibiporã, Porecatu, Santo Antônio do Caiuá, Itaguajé, Centenário do Sul, Primeiro de Maio. As inscrições podem ser feitas através deste link.