Comec e prefeitos da RMC participam de audiência em Brasília

Encontro discutiu contratos que regulamentam obras e serviços em concessões de rodovias federais reguladas pela ANTT. Um deles envolve a construção do Trecho 4 do Contorno Norte de Curitiba.
27/06/2019 - 17:10

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, Gilson Santos, participou nesta quinta-feira (27) de uma audiência pública na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em Brasília. O objetivo foi aprimorar os contratos que regulamentam a programação de obras e serviços em concessões de rodovias federais reguladas pela agência.

Entre os contratos debatidos, está o da empresa Arteris, responsável pelos 402,6 quilômetros da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga as cidades de São Paulo e Curitiba e que possui, entre suas contrapartidas, a construção do Trecho 4 do Contorno Norte de Curitiba. Segundo Santos, o projeto está previsto no contrato desde sua assinatura, em 2008, mas até o momento não saiu do papel. “É uma obra de extrema importância para a região e que precisa ser concluída o quanto antes”, disse ele.

O presidente da Comec destacou, ainda, que o projeto para construção de uma canaleta exclusiva para ônibus na BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), ligando Curitiba a Fazenda Rio Grande, e posteriormente Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, também sem previsão de lançamento, e que representa um dos principais gargalos logísticos e urbanísticos para a parte sul da Região Metropolitana.

“Este é um trecho bastante saturado e que possui inúmeros acidentes. Ao mesmo tempo, Fazenda Rio Grande vem crescendo expressivamente nos últimos anos e o transporte coletivo precisa de investimentos para poder acompanhar esta demanda. Precisamos olhar com atenção para esta obra. Estamos numa força tarefa com órgãos do Governo Federal, estadual e municípios para que elas sejam realizadas ainda nesta gestão”, disse o presidente.

Participaram da audiência os prefeitos de Colombo Beti Pavin; de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak; de Quatro Barras Angelo Andreatta, e de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti.