Comec e municípios do Vale do Ribeira discutem desenvolvimento

Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba e equipe estiveram em Doutor Ulisses, Cerros Azul e Tunas do Paraná. Melhoria de estradas e projetos turísticos são alguns projetos citados para a região.
27/05/2019 - 15:30

O presidente da Comec, Gilson Santos, e uma equipe de diretores e técnicos estiveram nos municípios de Tunas do Paraná, Cerro Azul e Doutor Ulysses para conversar com os prefeitos, vereadores, secretários e lideranças locais sobre ideias e projetos que possam potencializar o desenvolvimento da região.

Os três municípios, do Vale do Ribeira, têm realidades muito semelhantes mas, apesar da proximidade com a capital, são bem diferentes das demais cidades do Estado. O rankink do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2010, colocou Doutor Ulysses e Cerro Azul como o último e penúltimo lugares, respectivamente, dentre todos os municípios do Paraná. Tunas também não fica distante desta realidade: dos 399 municípios do Estado, aparece na posição 390.

Para o presidente da Comec Gilson Santos, realidades como essas exigem uma atenção especial. “Espero que nossa iniciativa seja o início de uma grande transformação nestas três cidades”, disse ele.

Em Tunas do Paraná, o prefeito Joel do Rocio e o secretário de governo Eber Paim mostraram que, apesar das dificuldades, o município se destaca em educação. Metade das creches e escolas de Tunas são em período integral. O objetivo é que no futuro 100% da educação até o nono ano seja integral. “Vimos na educação a única maneira de tirar as crianças das ruas, garantir uma alimentação saudável e, claro, mudar a realidade sua realidade. Nosso município é carente, mas este está sendo nosso maior esforço no momento”, destacou o prefeito.

Em Cerro Azul, o prefeito Patrick Magari e o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas da Farmácia, destacaram a iniciativa da Comec. “ Talvez essa seja a primeira visita da Comec ao nosso município, o que nos traz confiança”, disse Magari. Em Doutor Ulisses a reunião foi com o prefeito Moiseis Branco da Silva, o Controlador Interno, João Paulo, e os vereadores Lucas e Pedro Martins.

TRÁFEGO - A economia dos três municípios é baseada na agropecuária e na extração de madeira, o que causa um alto trafego de caminhões pesados pela região. O trecho entre Tunas do Paraná até Doutor Ulysses, passando por Cerro Azul, pelas rodovias PR-092 e PR-340, é na sua maior parte estrada de chão, o que dificulta o acesso de caminhões.

Segundo relatos de lideranças locais, diversas empresas deixaram de se instalar na região em função das dificuldades de acesso. O trecho de aproximadamente 80 quilômetros leva cerca de 4 horas para ser percorrido devido as dificuldades da estrada. Os três prefeitos acreditam que a pavimentação das rodovias facilitará o acesso, atraindo indústrias para a região e fazendo renascer a economia local.

O presidente da Comec manifestou apoio ao projeto e incentivou a busca por iniciativas alternativas como por exemplo o turismo. “Como gestores, temos que pensar em todas as possibilidades que possam trazer melhorias para a região. E isso vai desde grande projetos, como a pavimentação deste trecho, mas também por formas alternativas de renda como eventos e turismo”, disse Gilson Santos.

Ele lembrou que Cerro Azul, por exemplo, é famosa pelas festas da laranja e da ponkan, dois eventos que atraem grande público e fomentam a economia da região. “Queremos incentivar ainda mais este tipo de iniciativa e outros, como o turismo rural, dois nichos que vem crescendo muito e trazendo bons resultados principalmente para pequenos municípios”, destacou.