Combate ao crime na fronteira é tema de reunião de todas as forças em Foz do Iguaçu

O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira, uniu pela primeira vez representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL) do Paraná, Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para debater temas relacionados ao enfrentamento ao crime organizado no Estado.
23/08/2024 - 16:20

Forças de segurança estaduais, federais e municipais se reuniram em Foz do Iguaçu para discutir ações conjuntas no combate à criminalidade. O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira uniu pela primeira vez, representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL) do Paraná, Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para debater temas relacionados ao enfrentamento ao crime organizado no Estado.

“O debate conjunto sobre operações e estratégias de combate ao crime organizado, em especial os transfronteiriços, como tráfico de drogas e tráfico internacional, nos traz novas perspectivas e possibilidades de atuação. A soma de esforços entre as instituições nos permite elaborar medidas para que a segurança do Paraná continue sendo exemplo para todo o País”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) contou com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. “Esse intercâmbio de informações é essencial para que possamos discutir sobre nossas dificuldades e formas de atuação, a fim de compartilhar conhecimento e boas práticas, como já vem ocorrendo no próprio GGI e em outras iniciativas como o SulMassp e o Cosud, que unem a integração em prol de um bem comum”, pontuou.

Durante o encontro, foram analisados resultados obtidos nas últimas ações desenvolvidas no Estado. Um dos temas abordados, apresentado pelo coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Sérgio Augusto Ramos, foi a Operação Vida, que engloba prevenção, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, além da intensificação no policiamento.

Além disso, foram citadas grandes operações feitas na região fronteiriça do Paraná, como uma única ação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em agosto deste ano, que apreendeu 6 toneladas de maconha escondidas em uma área rural de Marechal Cândido Rondon, próximo ao lago de Itaipu, no Oeste do Estado.

“O Paraná foi o estado recordista em apreensões de drogas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. E isso é resultado das políticas públicas e integradas nesta gestão que, desde o início, promove essa integração com as forças”, afirmou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública da Sesp e organizados do encontro, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA – O GGI é um programa do Governo Federal que parte do conceito de Sistema Único de Segurança Pública, cuja premissa é a atuação coordenada e concentrada dos órgãos de segurança. Este é o primeiro encontro que conta com a presença de integrantes de ambos os Gabinetes de Gestão Integrada do Estado: o de Fronteira e o do Litoral.

De acordo com o coronel Sanson, a proposta do encontro é manter o trabalho conjunto que já existe entre os estados. “Montamos políticas públicas de enfrentamento ao crime como, por exemplo, o combate às mercadorias ilícitas, que podem adentrar o Paraná pela fronteira e permanecer no estado ou ir para exportação, através do Porto. Paranaguá é um dos alvos do crime organizado, por isso desenvolvemos essa estratégia de trazer todos os representantes do Litoral para este debate amplo e integrado aqui na fronteira”, explicou.

PROGRAMAÇÃO – Nesta edição, o encontro contou com diversas palestras relacionadas a investigações e ao combate à criminalidade. Elas foram ministradas pelo delegado da Polícia Federal e supervisor do Grupo Especial de Investigações Sensíveis (GISE) em Cascavel, Martin Bottaro Purper; o juiz federal da 4ª Região Gustavo Chies Cignachi; o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná Francisco Ilídio Hernandes Lopes; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti; e o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Wilmar Fernandes.

O primeiro dia de evento encerrou com uma explanação do chefe do Gabinete de Gestão Integrada de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke. A sexta-feira (23) contou com palestras do chefe do delegado de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Luiz Gonzaga (RS) e coordenador estadual da operação “Protetor das Divisas e Fronteiras” do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Heleno dos Santos; e do coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, tenente-coronel da PM do Mato Grosso, Manoel Bugalho Neto.

O grupo de palestrantes foi composto, ainda, pelo comandante do Batalhão de Divisas da Polícia Militar de Goiás, major Hugo Jorge Bravo de Carvalho, e o coordenador-geral de assuntos de fronteira – GSI/PR, tenente-coronel aviador Dayve Moraes Piva.