Com tecnologia, público das agências da Receita Estadual pode monitorar normas sanitárias

Após receber certificação sanitária de uma startup curitibana voltada ao monitoramento de normas estebelecidas dentro de empresas, contribuintes que forem atendidos nestas unidades poderão conferir as medidas adotadas, principalmente em relação à pandemia, e comunicar de forma anônima e por meio de um QR Code, caso constatem o descumprimento. 
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20/08/2021 - 09:00
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As Agências da Receita Estadual que retomaram os atendimentos presenciais mediante agendamento prévio receberam nesta semana a certificação sanitária de uma startup curitibana voltada ao monitoramento de normas estabelecidas dentro de empresas. Contribuintes que forem atendidos nestas unidades poderão conferir as medidas adotadas, principalmente em relação à pandemia, e comunicar de forma anônima e por meio de um QR Code, caso constatem o descumprimento. 

Funciona assim: a startup Local Confiável faz uma auditoria remota na empresa, verificando as normas sanitárias relacionadas especialmente a cuidados preventivos da pandemia, tendo como referência técnica os decretos e protocolos de cada região. Após a empresa estar em conformidade com os requisitos necessários, no caso as unidades da Receita, recebe um selo que atesta o cumprimento de 100% dos requisitos obrigatórios, como uso de máscara entre os colaboradores, álcool em gel nas posições de trabalho e sanitização dos ambientes, entre outros.

Ao frequentar um estabelecimento auditado, clientes e colaboradores apontam o celular para adesivos e placas que contêm um QR Code. Desse modo, acessam a página inicial do sistema em que podem visualizar o nome da empresa, a emissão e a validade do certificado, bem como todos os quesitos adotados no local, além de monitorar e indicar anonimamente, caso algum quesito não esteja sendo atendido.

AGENDAMENTO ONLINE – Nas agências os atendimentos presenciais, das 13h30 às 17h, ocorrem mediante agendamento prévio, disponível pelo site da Secretaria da Fazenda.

O contribuinte pode, ainda, utilizar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades), no horário das 7h às 19h.

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