Com suporte de helibalde, IAT combate focos de incêndios florestais no Noroeste do Paraná

Incêndios começaram na quarta-feira (21) e atingiram 4 mil hectares da Ilha Bandeirantes, localizada em Icaraíma e Alto Paraíso, uma parte do Parque Nacional Ilha Grande, e uma área de mais de 90 hectares próxima ao Parque Municipal Cinturão Verde, em Cianorte.
23/08/2024 - 16:10

O Instituto Água e Terra (IAT) ajudou a combater dois novos focos de incêndios florestais de grandes proporções na região Noroeste. As ocorrências foram registradas em Icaraíma, Alto Paraíso e Cianorte. Para colaborar com o serviço do Corpo de Bombeiros, o Instituto equipou o helicóptero de uso exclusivo do órgão ambiental com um helibalde, dispositivo capaz de coletar uma grande quantidade de água de rios. A aeronave foi fundamental para conter as chamas.

O primeiro incidente teve início na quarta-feira (21) na Ilha Bandeirantes, parte do Parque Nacional Ilha Grande, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, após um caminhão pegar fogo e gerar um foco de incêndio. As chamas atingiram uma área de 4 mil hectares, cobrindo 75% da área da Ilha. O helicóptero do IAT participou do combate ao incêndio junto com o Corpo de Bombeiros, técnicos do núcleo regional do IAT em Umuarama e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O helicóptero foi muito importante para apoiar a equipe do ICMBio, que estava combatendo o fogo apenas em via terrestre. Infelizmente estamos em um período de estiagem, onde qualquer faísca pode acabar se tornando um incêndio de grandes proporções, e ações de combate como essa são necessárias para evitar danos maiores”, explica o chefe do escritório regional do IAT de Umuarama, Luís Carlos Borges Cardoso.

O Parque Nacional Ilha Grande fica na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e reúne lagos, lagoas e 180 ilhas que ajudam a preservar áreas de várzea do rio. Com uma área total de 78.875 hectares, o complexo abrange nove municípios: Guaíra, Altônia, Alto Paraíso, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no lado paranaense, e Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí, no Mato Grosso.

CIANORTE – Em Cianorte, o incêndio florestal recomeçou na quinta-feira (22) em uma área de mata próxima do Parque Municipal Cinturão Verde – outro foco já havia sido debelado no começo desta semana, mas as ventanias e o clima seco resultaram na ocorrência de dois novos episódios, que atingiram uma área de aproximadamente 100 hectares.

Além de contar com o helicóptero e 15 integrantes do escritório de Cianorte do órgão ambiental, a ação de contenção teve o apoio de 10 caminhões-pipa fornecidos por sete municípios da região, além do suporte de setores da sociedade civil. Os veículos integram o projeto Patrulha Ambiental, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“A contenção desses incêndios só foi possível graças à coordenação da equipe do Corpo de Bombeiros e do apoio dos municípios, que disponibilizaram imediatamente os caminhões. O helicóptero também foi muito importante nesse processo, já que possibilitou o combate do fogo em locais de difícil acesso, que poderiam se tornar novos focos de incêndio futuramente”, afirma o chefe do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques.

INCÊNDIOS – Nos últimos dias, o IAT ajudou a combater diversos incêndios florestais no Estado. As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba; em um conjunto de fazendas que constitui uma Área de Preservação Permanente Ecológica (APP) em Maria Helena, no Noroeste; além dos três municípios do Noroeste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 802 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado desde segunda-feira (19). A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.