Com segurança reforçada, Governo apoia volta da Seleção a Curitiba após duas décadas

Ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, Ratinho Junior recebeu o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para tratar dos últimos detalhes sobre o jogo entre Brasil e Equador, que ocorre às 22h desta sexta-feira (6) no Estádio Couto Pereira.
05/09/2024 - 16:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (5) o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, no Palácio Iguaçu, ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. No encontro, os três conversaram sobre os últimos detalhes do jogo entre Brasil e Equador, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nesta sexta (6), às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Durante a reunião, Ratinho Junior comemorou o retorno de um jogo oficial da Seleção Brasileira no Paraná – a última vez havia sido em novembro de 2003, ainda no Estádio Pinheirão – e garantiu que o Governo do Estado trabalhará para continuar trazendo outros grandes eventos.

“Depois de mais de duas décadas, Curitiba volta a sediar um jogo do Brasil, que atrai muitos turistas, inclusive estrangeiros, fruto também da boa estrutura que a cidade oferece atualmente para receber o grande volume de visitantes esperado em eventos desse porte”, afirmou.

“Há algum tempo Curitiba voltou a fazer parte da rota dos grandes shows nacionais e internacionais e agora, com este bom relacionamento do Governo do Estado com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e com a CBF, também volta a receber grandes eventos esportivos, o que dá a oportunidade dos paranaenses prestigiarem, ao mesmo tempo em que faz com que pessoas de fora conheçam a nossa Capital e o nosso Estado”, acrescentou o governador.

Aos representantes da CBF, Ratinho Junior também falou sobre iniciativas do executivo estadual voltadas ao incentivo da prática desportiva. Ele destacou a entrega de mais de 500 quadras de futebol de grama sintética por meio do programa Meu Campinho em todas as regiões do Paraná, onde crianças e jovens podem treinar e jogar gratuitamente.

Segundo o presidente da CBF, a volta da Seleção Brasileira a Curitiba faz parte de um esforço para aproximar os jogadores e a comissão técnica dos torcedores. “Por um bom tempo praticamente todos os jogos aconteciam apenas em dois estados e agora estamos fazendo com que a seleção jogue no País inteiro, a exemplo de jogos que já fizemos em Belém, Cuiabá e São Paulo”, disse.

Rodrigues também elogiou a estrutura que Curitiba oferece. “Pesou na nossa decisão a qualidade do gramado do estádio Couto Pereira, assim como a estrutura completa disponível no centro de treinamento do Athletico Paranaense. Os atletas também têm recebido muito carinho dos torcedores curitibanos, o que nos deixa satisfeitos e querendo vir mais vezes para a cidade”, completou.

O prefeito Rafael Greca ressaltou a parceria entre o município, Estado e a CBF para viabilizar o jogo, o que segundo ele ajuda na geração de renda por meio do turismo. Ele também lembrou que o evento acontecerá justamente na véspera da independência do Brasil.

“Teremos a presença da Seleção Brasileira em Curitiba logo antes das comemorações ao Dia da Pátria, o que é um motivo a mais para enaltecer o nosso País e torcer pelos jogadores. O Brasil nunca perdeu um jogo em Curitiba e teremos o Couto Pereira lotado de torcedores para que assim permaneça”, comentou.

SEGURANÇA – O esquema de segurança da partida, do entorno do estádio e da delegação brasileira está sendo coordenado pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), da Polícia Militar do Paraná (PMPR). As medidas visam assegurar que o evento ocorra de maneira tranquila e segura para todos os envolvidos com a partida.

A partir das 18h desta sexta-feira, as ruas no entorno do estádio serão bloqueadas e o efetivo militar será reforçado em toda a região. Depois deste horário, só será permitida a entrada de torcedores com ingresso, profissionais envolvidos com a partida e moradores devidamente identificados na área de isolamento.

Além da PMPR, a Polícia Civil do Paraná atuará por meio da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), que estará à disposição dos torcedores em caso de necessidade.

Após o jogo com o Equador, a delegação brasileira ficará concentrada em Curitiba até a partida seguinte contra o Paraguai, em Assunção, marcada para o dia 10 de setembro.

Confira os bloqueios:

Bloqueio de ruas no jogo da Seleção

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o presidente da FPF, Hélio Cury Filho; o vice-presidente da CBF, Hélio Cury; o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Lima; os secretários estaduais do Esporte, Hélio Wirbiski; e da Comunicação, Cleber Mata; e o secretário do Esporte de Curitiba, Mario Augusto Fontoura Junior.