Com repasse do Governo, sede do Consórcio de Saúde do Vale do Ivaí se transformará em AME

Governador em exercício Darci Piana assinou o convênio para o repasse de R$ 14,8 milhões ao Cisvir para a ampliação da unidade, que também vai ganhar um centro cirúrgico para pequenas cirurgias eletivas. Unidade deve realizar 6,6 mil atendimentos por mês, servindo de referência para uma população de 400 mil pessoas dos 18 municípios da região.
01/07/2024 - 17:01

Localizada em Apucarana, a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) vai se transformar em um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para atender uma população de 400 mil pessoas. O governador em exercício Darci Piana assinou nesta segunda-feira (1º), no Palácio Iguaçu, o convênio para o repasse de R$ 14,8 milhões ao Cisvir para a ampliação da unidade, que também vai ganhar um centro cirúrgico para pequenas cirurgias eletivas.

O consórcio já presta alguns atendimentos de média complexidade para os 18 municípios da 16ª Regional de Saúde, que agora será ampliado em cerca de 30% com a melhoria da estrutura. Além do centro cirúrgico com duas salas, ele vai receber uma enfermaria equipada com nove leitos, 11 consultórios gerais e dois consultórios oftalmológicos com sala de exames. O laboratório de análise, que hoje funciona em um espaço alugado, também será transferido para a unidade.

A previsão é realizar 6,6 mil atendimentos por mês, entre consultas e exames. “Esse consórcio tão importante para o serviço de saúde do Vale do Ivaí está recebendo recursos da nossa Secretaria da Saúde para melhorar ainda mais o atendimento à população, ajudando a levar mais saúde e um atendimento de qualidade para a nossa gente”, disse Piana.

O espaço, que tem quase 2 mil metros quadrados de área, vai ganhar um incremento de 1,3 mil metros quadrados. Com isso, a estrutura de saúde var dar uma resposta mais eficiente a procedimentos cirúrgicos, tratamentos especializados e consultas, contribuindo para a otimização do atendimento e a redução das filas de espera em áreas como oftalmologia, cardiologia, ortopedia, entre outras.

“Seremos o primeiro consórcio de saúde do Paraná com capacidade de fazer pequenas cirurgias que não necessitam de internação, como as oftalmológicas, em que a pessoa chega de manhã, faz o procedimento durante o dia e retorna na parte da noite para casa”, explicou o prefeito de Mauá da Serra e presidente do Cisvir, Hermes Wicthoff. “Hoje oferecemos cerca de 20 especialidades médicas, mas todo esse atendimento será ainda melhor estruturado”.

O AME do Vale do Ivaí será referência para o atendimento das cidades de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.

AME – Atualmente, o Governo do Estado está construindo AMEs em 12 cidades espalhadas por todo o Paraná. Essas estruturas possibilitam atendimento multiprofissional, com consultas e exames de média complexidade. Além do atendimento ambulatorial, algumas unidades contam com Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e Laboratório de Análises.

“O nosso programa estadual dos Ambulatórios Médicos de Especialidades é muito amplo, com 12 unidades sendo construídas no Estado para fazer com que a regionalização da saúde aconteça de fato, levando a atenção especializada para mais perto dos paranaenses. É uma estratégia para reduzir as filas e evitar o deslocamento do Interior para grandes centros”, destacou o secretário estadual da Saúde, César Neves.

“Uma das principais demandas da área da saúde é a atenção secundária, a consulta especializada. Nesses locais, as pessoas são encaminhadas das unidades de saúde para receberem atendimentos com endócrino, gastro, hematologista, cardiologista, entre outros”, explicou.

Os AMEs são divididos em três modalidades. A primeira contempla 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Os AMEs tipo II têm cerca de 2,5 mil metros quadrados de área, com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Já os AMEs Tipo III terão área de 1.014 metros quadrados e vão funcionar como uma policlínica municipal, proporcionando atendimento ambulatorial em várias especialidades, com consultórios médicos multiprofissionais para atender uma média de 5 mil pacientes por mês.

Atualmente, estão em construção os AMEs de Almirante Tamandaré, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranavaí, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e União da Vitória.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o deputado federal Beto Preto, o deputado estadual Do Carmo e prefeitos da região.