O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), liberou o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa (Região Metropolitana de Curitiba) e Campo do Tenente (região Sul), nesta segunda-feira (10), às 13h. O novo tabuleiro de gradil metálico substituiu antigas placas de concreto, fortalecendo a estrutura, já centenária. O investimento total foi de R$ 3,9 milhões, com previsão de término dos demais serviços até o final do mês.
Com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), os primeiros veículos de passeio e caminhões cruzaram a obra de arte especial, que estava bloqueada desde o início do ano para uma reforma geral e substituição total do tabuleiro. Podem circular sobre ela veículos de passeio e veículos pesados com no máximo 5 metros de altura, 3,3 metros de largura e 45 toneladas.
Os trabalhos na ponte prosseguem concentrados na nova passarela de pedestres, sinalização e pintura, entre outros. A obra incluiu também a limpeza e tratamento de todos os elementos metálicos em não conformidade; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas e tratamento da coluna inferior e da coluna central.
- Estado libera tráfego nas pistas principais da obra de duplicação da BR-277 em Guarapuava
- Homologada licitação para conservar estradas rurais de Mallet, São Mateus do Sul e Lapa
PONTES – Esta obra faz parte de um pacote de investimento para reformar 195 pontes, viadutos e trincheiras em todas as regiões do Paraná, o maior da história do Estado, com um investimento de R$ 114 milhões. No total, são 20 contratos licitados, com 19 já assinados.