A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (13), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) com regência de José Soares e participação do pianista Estefan Iatcekiw. No programa, obras dos compositores Sergei Prokofiev e Robert Schumann. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.
Na primeira parte do concerto será interpretado o "Concerto nº 2 para Piano", de Sergei Prokofiev, uma peça de grande complexidade técnica, repleta de contrastes entre passagens líricas e momentos de intenso virtuosismo. A obra será executada por Estefan Iatcekiw, pianista curitibano de apenas 20 anos que vem se destacando internacionalmente.
Na segunda parte do programa, a Orquestra vai apresentar a "Sinfonia nº 3 Renana”, do compositor alemão Robert Schumann. Inspirada nas paisagens e na grandiosidade do Rio Reno, a obra expressa tanto a festividade quanto a contemplação, com momentos de brilho orquestral e profundidade emocional.
SOLISTA – Estefan Iatcekiw iniciou seus estudos aos 5 anos de idade e, aos 9, passou a ser orientado pela pianista russa Olga Kiun. Em 2019, foi aceito na prestigiada classe do professor Sergey Kuznetsov, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou (Rússia), tornando-se o aluno mais jovem da história da instituição, fundada em 1866.
Desde então, vem se apresentando como solista em importantes salas de concerto no Brasil e no Exterior. Em 2023, lançou seu primeiro álbum solo, Destiny, dedicado às sonatas de Sergei Rachmaninov, após vencer o Concurso Internacional Rachmaninov, em Moscou, em 2022.
MAESTRO – A regência será do maestro convidado José Soares, que atualmente ocupa o cargo de regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Japão), em 2021, Soares conquistou tanto o prêmio do júri quanto o do público.
Ao longo de sua carreira, o maestro paulista já conduziu importantes orquestras brasileiras, como a Osesp, a própria Orquestra Sinfônica do Paraná (inclusive em parceria com o Balé Teatro Guaíra), a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra de Câmara de Curitiba. No Exterior, regeu formações como a NHK Symphony Orchestra, a New Japan Philharmonic, a Filarmônica de Nagoya e a MÁV Symphony, de Budapeste.
40 ANOS – A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora quatro décadas de história no dia 28 de maio de 2025, data que também marca o início de uma série de apresentações dos concertos de aniversário no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. As apresentações especiais, sob a regência do maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá, serão realizadas nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, com destaque para a "Sinfonia nº 2" de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição.
Além dos concertos, a OSP celebrará o aniversário com o lançamento de um documentário especial que resgata os momentos mais marcantes de sua trajetória. Dividido em quatro capítulos, no formato de websérie, o material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra.
Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra em montagens de balés como "O Quebra-Nozes" e "O Lago dos Cisnes", além de óperas como "Tosca", "Carmen" e "Aída". Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-se como uma das principais instituições culturais do país.
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná com convidados
Data: domingo, 13 de abril
Horário: 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) - Rua Conselheiro Laurindo, 175 - Centro
Ingressos: DeuBalada.com