Com obras tridimensionais, MAC Paraná apresenta mostra "O Estranho que Mora Comigo"

Exposição na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná, no hall da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), reúne obras tridimensionais do acervo da instituição e uma obra externa convidada. Abertura será na sexta-feira (19), às 14h.
15/07/2024 - 17:40

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) inaugura nesta sexta-feira (19), às 14h, a exposição “O Estranho que Mora Comigo”. A mostra reúne obras tridimensionais do acervo da instituição e uma obra externa convidada, e estará em exibição na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná, no hall da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), no centro de Curitiba.

Obras de Claudio Alvarez, Cleverson Salvaro, Elida Tessler, Guita Soifer, Marcelo Scalzo e Maria Chuen, do acervo da instituição, juntamente com obra da artista convidada Karina Amadori, compõem a exibição. Distribuídos pela sala, os trabalhos compartilham da persistência de tons brancos e são arranjadas em meio a um vazio, pensado como um elemento de composição.

“O Estranho que Mora Comigo” enfatiza o que é semelhante, mas não idêntico. Destaca-se no espaço uma mesa invertida que desafia a gravidade, as dobras rígidas de um travesseiro amassado e a transparência de um livro sem palavras. No chão, 119 pés de gesso sugerem vestígios de algo ausente; e espalhados pela exibição, pequenos bonecos de plástico se escondem, convidando o público à exploração.

A mostra propõe uma reflexão íntima e provocativa sobre a relação entre o familiar e o desconhecido por meio das obras tridimensionais do MAC Paraná. O projeto nasce da vivência diária dos três curadores, técnicos do acervo, com as mais de 250 obras tridimensionais sob a guarda do museu.

"Um novo ângulo, fazendo-as novamente estranhas para nós; suscitando, portanto, uma série de questões até então adormecidas", afirma a curadoria, assinada por Arthur Ruiz, Guilherme Ritter e Santo.

CURADORIA – Os três curadores, imersos no dia a dia do MAC Paraná, Ruiz, Ritter e Santo, integram o Setor de Acervo e, com uma abordagem reflexiva, recontextualizam as obras salvaguardadas pela instituição dentro de uma visão contemporânea.

A curadoria compartilhada pela equipe do museu é um projeto que teve início em 2022, com a exposição “Interferências”. Esta mostra se dedicou a olhar o acervo através de uma perspectiva que buscava conceitos atualizados da Arte Contemporânea, questionando como esses novos conceitos influenciam atualmente a identidade e a memória do MAC Paraná.

Em continuidade a esse projeto, a exposição “O Estranho que Mora Comigo” reuniu parte da equipe do museu para pensar criticamente sobre a apresentação das obras e sua interação com o público.

Para a diretora artística do MAC Paraná, Joanes Barauna, a mostra reflete, desde o trabalho curatorial até a projeção da expografia, o olhar da equipe. "É um privilégio poder compartilhar com os visitantes um pouco dessa intimidade que se desenvolve entre os curadores e as peças," diz ela. “Este é um convite ao público para vivenciar o acervo do MAC Paraná de uma forma nova e instigante".

Serviço:

Mostra “O Estranho que Mora Comigo”

Abertura: sexta-feira (19), às 14h

Local: MAC Paraná - Sede Adalice Araújo - Rua Ébano Pereira, 240 - Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h30 às 18h