Com mais de 40 modalidades e 5 mil participantes, terminou neste domingo (2) a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN) em 2024, que atendeu Curitiba e Região Metropolitana, entre 17 de maio e 2 de junho. Haverá mais duas etapas ao longo do ano.
A maioria das competições e atividades aconteceram no feriado, entre quinta-feira e domingo, com a principal base estabelecida no Parque Barigui, onde foram realizados torneios de Vôlei de Praia, BMX, Cross Games, Orientação e Patinação, além do Festival da Família, com shows musicais, aulas de dança, tirolesa, balão, parede de escalada, brinquedos infláveis e oficinas esportivas para o público. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo parque.
Em Curitiba, também foram palcos dos torneios as paisagens do Jardim Botânico e do Parque Peladeiro, com beach tennis e BMX Racing, respectivamente. Ao mesmo tempo, a Região Metropolitana da capital paranaense também recebia competições. Em Piraquara aconteceram as apresentações de BMX Freestyle e Wheeling; em Campina Grande do Sul, o desafio JAN de obstáculos; em Campo Largo, o campeonato de paraquedismo; e em São José dos Pinhais houve os torneios de Handebol de Areia, Kart Rental e Enduro Kart.
Na semana anterior, foram destaques na programação o Desafio Solidário do Vôlei, realizado no sábado (25), que lotou o Complexo Esportivo Tarumã e arrecadou doações para o Rio Grande do Sul; e o Seminário Internacional do Desporto Escolar, com a participação de representantes de Cabo Verde, Argentina, Chile, Paraguai, República Dominicana, México, Peru, El Salvador, Estados Unidos, São Tomé e Príncipe, Austrália e Nigéria.
O diretor de Inovação da secretaria estadual do Esporte, Tiago Campos, disse que a etapa foi um grande sucesso e cumpriu o objetivo de utilizar as praças e parques da região. “Foi realmente uma etapa muito legal, tanto para os atletas que vieram competir quanto para a população, que abraçou a ideia e teve a possibilidade de ver grandes eventos e grandes competições esportivas”, afirmou.
“Isso tudo vai ao encontro das diretrizes do Governo do Estado de fomentar o esporte como indutor do turismo e dar a possibilidade para que as federações e confederações esportivas tenham possibilidade de fazer seus eventos”, ressaltou.
JANS – Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES) desde 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.
Em 2023, somadas as etapas do Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida. Os Jogos de Aventura e Natureza retornam com a segunda etapa do ano: o Festival de Inverno, no Litoral do Paraná, entre os dias 13 e 21 de julho. A terceira será na região Sudoeste do Estado, entre 14 e 22 de setembro.