Com investimento do Estado, Clínica de Hemodiálise de Castro é reativada

A secretaria estadual da Saúde destinou R$ 2 milhões para poltronas e equipamentos de diálise. Espaço também passou por adequação predial, paga pela prefeitura. Serão atendidos até 80 pacientes por dia.
28/06/2024 - 17:02

A Clínica de Hemodiálise Santa Casa, em Castro, na região dos Campos Gerais, deverá atender até 80 pacientes por dia nos próximos meses. Após receber R$ 2 milhões da Secretaria da Saúde, a unidade foi reativada nesta sexta-feira (28). O recurso foi destinado à aquisição de poltronas e equipamentos para diálise. Os serviços haviam sido paralisados em julho do ano passado, após a empresa que geria a unidade não renovar o contrato.

A clínica possui 880 metros quadrados, fica anexa ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah e passa a ser gerida pela Santa Casa de Ponta Grossa. Para a reinauguração, a unidade também passou por um processo de adequação predial, custeado pela prefeitura, num valor de aproximadamente R$ 300 mil.

A hemodiálise é um processo no qual o sangue é filtrado por uma máquina, removendo o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, emulando o trabalho de um rim. É indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

"Essa clínica é um resgate da dignidade de pacientes que ficaram sem acesso ao serviço em Castro”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. Ele afirmou que o investimento se insere da política do Governo do Estado de regionalizar os serviços de saúde para atender os pacientes perto de onde moram, com mais conforto. “O Governo do Estado tem olhar sensível para as necessidades da população”.

Para o prefeito de Castro, Neto Fadel, a reinauguração da clínica é um marco para o município. "Sempre afirmo que precisamos de elos para avançar. E aqui em Castro temos isso, união entre governo estadual, município, emendas federais e emendas estaduais. É um dia para marcar a nossa história, com o retorno desse serviço tão importante", avaliou.

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado federal Beto Preto, os deputados estaduais Alexandre Curi e Moacyr Fadel, além de prefeitos e vereadores da região.