Com investimento de R$ 23 milhões, Estado inicia obras de nova rodovia e viaduto em Irati

Novo trecho da PR-364 vai fazer ligação com a Rodovia Transbrasiliana, onde será construído um viaduto. A rodovia terá extensão de 1,64 km, iniciando com uma rótula vazada no acesso ao bairro Riozinho. A pista terá largura de 7 metros, sendo 3,50 metros para cada faixa de rolamento e acostamentos de 2 metros.
11/07/2024 - 14:35

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou as atividades da obra de implantação de um novo trecho da PR-364 e construção de um viaduto em Irati, na região Centro-Sul. O investimento é de R$ 23,7 milhões e o prazo de execução é de 360 dias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, esta é praticamente a etapa final da obra de pavimentação da Rodovia Miguel Ribeiro Picheth, cuja ligação entre Irati e São Mateus do Sul foi inaugurada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior este ano.

“Já fizemos a ligação entre os municípios, agora vamos fazer o trecho novo da rodovia dentro de Irati, desviando o tráfego da rodovia do bairro Riozinho, garantindo a segurança dos moradores e facilitando o deslocamento dos condutores”, afirma. “E também o novo viaduto para garantir a segurança dos motoristas entrando e saindo da Transbrasiliana”.

Nesta etapa são realizados os serviços de limpeza e remoção de camada vegetal no local da obra, que serão seguidos pela terraplenagem, que inclui a execução da plataforma da rodovia e a escavação no entroncamento com a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana), e pela instalação de dispositivos do sistema de drenagem de águas do trecho.

A rodovia terá extensão de 1,64 km, iniciando com uma rótula vazada no acesso ao bairro Riozinho. A pista terá largura de 7 metros, sendo 3,50 metros para cada faixa de rolamento e acostamentos de 2 metros em ambos lados da rodovia.

Para execução do viaduto será implantada uma passagem inferior sob a BR-153, por onde passará a PR-364, fazendo uma curva que se divide em dois ramais para ingressar e sair da rodovia federal. Também haverá vias de acesso antes da interseção para o tráfego de veículos no sentido oposto.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, explica que a obra foi licitada na modalidade contratação integrada, com a mesma empreiteira encarregada de elaborar o projeto e executar os serviços.

“Com isso, pudemos estudar as melhores soluções para garantir total segurança entre o tráfego de longa distância da PR-364 e o acesso de moradores à rodovia, com equipe projetista e equipe executora alinhadas desde a concepção da obra”, destaca.

O trecho também vai receber estruturas de contenção, sinalização horizontal e sinalização vertical, barreiras de concreto e defensas metálicas, enleivamento e hidrossemeadura dos espaços laterais da pista e viaduto, além de iluminação viária.

A obra é executada próximo ao traçado antigo da rodovia, cujo trecho não pavimentado foi municipalizado e transferido ao município de Irati, deixando de fazer parte do Sistema Rodoviário Estadual.