Londrina, no Norte do Estado, vai ganhar uma nova passarela para pedestres na PR-445, na altura do km 74, próximo à Rua Ivan Sérgio Ataíde Vicente e Rua Caracas, no bairro Palhano. O investimento na obra é de R$ 1.369.000,00, com a licitação sendo feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
“No início do mês estivemos em Londrina para anunciar o novo viaduto da PUC, e pouco mais de duas semanas depois já temos novidades sobre esta outra obra em Londrina, trazendo mais segurança para pedestres e condutores que circulam na Gleba Fazenda Palhano. Em breve teremos o contrato assinado e o início das obras, que devem ficar prontas em apenas quatro meses”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
No dia 11 de fevereiro foi realizada a sessão de abertura de envelopes de preços e também de documentos de habilitação, já que apenas uma empresa protocolou proposta. Visando dar mais celeridade ao processo, a comissão de julgamento analisou ambos os envelopes, tendo publicado a classificação final no dia 15, que resultou na empresa Contersolo Construtora de Obras Eireli como vencedora.
Após o período de recursos e contrarrazões, o resultado da licitação será homologado, dando início aos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço.
OBRA – A estrutura da passarela será em concreto armado pré-moldado, sendo montada em canteiro de obras próximo ao local. “A interrupção no tráfego de veículos da PR-445 será mínima, somente nos dias de colocação de pilares e vigas da passarela. Além desta vantagem, estruturas em concreto apresentam melhor custo, execução mais simplificada e menor necessidade de manutenção ao longo dos anos”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.
A passarela terá extensão de 27,30 metros, com rampas com dois lances nos canteiros entre as marginais e a rodovia. O tabuleiro terá largura de 2 metros, permitindo a passagem simultânea de duas pessoas em sentidos opostos. A passarela e as rampas terão guarda corpo de 1,10 metro de altura, com uma tela metálica fechando a passarela, garantindo mais segurança para os pedestres contra quedas.
“Com o canteiro de obras instalado, a equipe da empreiteira fará a limpeza do local da passarela para dar início à fundação. Serão executadas 46 estacas escavadas de 30 cm a 60 cm, com profundidades variando de 11 metros a 15 metros, seguidas por blocos de fundação e seus cálices”, diz o superintendente da regional Norte do DER/PR, Marco Aurelio Gataz Sguario.
Na sequência serão executados e lançados os pilares, vigas e placas da passarela. Depois são feitos os serviços nos canteiros entre a rodovia e as marginais, para acessar as rampas, finalizando com a instalação dos gradis metálicos, da sinalização no trecho e de defensas metálicas para proteger os pilares.