Em menos de três anos, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) conquistou cerca de R$ 12 milhões em recursos para aquisição e reforma de equipamentos fundamentais para garantir a qualidade e humanização do atendimento, tornando mais seguro o diagnóstico e o tratamento prestado à população de toda região, além da melhoria do trabalho para os servidores do hospital.
Estes equipamentos incluem mobiliários usados nas atividades administrativas e também aqueles utilizados diretamente na assistência ao paciente, como aparelhos de raio-x digital, ultrassom, ventiladores pulmonares, incubadoras, aparelho para testes rápidos de Covid-19 e até um ônibus para coleta externa de sangue, entre outros.
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Após o mapeamento e identificação do nível de necessidade pela Câmara Técnica de Equipamentos e Tecnologia do HUM, foi feito um cronograma de aquisições e de como seriam aportados os investimentos. Uma parte dos equipamentos foi adquirida com os recursos próprios do hospital e outra foi destinada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), mediante projetos apresentados e solicitações pontuais.
“Vários outros chegaram de emendas parlamentares, seja estadual ou federal. Os deputados são muito sensíveis às necessidades do hospital e têm nos apoiado no avanço dos serviços”, destaca Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do HUM.
A gestora também ressalta que durante a pandemia foram firmadas parcerias e feitas solicitações à sociedade civil organizada para auxiliar no enfrentamento à Covid-19. Houve diversas doações de entidades filantrópicas ou não, com destaque ao apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), além de entidades como os clubes, associações e empresas para o sucesso da campanha para incentivar as doações.
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Segundo Elisabete, além de prestar assistência, o HUM também é um centro formador de profissionais, ligado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação atuando.
“Quando assumimos, havia equipamentos quebrados e fora de uso, que já não tinham mais peças de reposição no mercado por serem antigos. Sem manutenção preventiva adequada, eles necessitavam frequentemente de manutenção corretiva. Havia também a necessidade de novas tecnologias em saúde para atender a complexidade do serviço atual. A aquisição destes equipamentos vem auxiliar na assistência e melhorar a qualidade do ensino”, afirma.
O HUM é referência na rede de atendimento de urgência e para consultas especializadas, mantendo um corpo clínico com profissionais altamente qualificados. “A partir da renovação e ampliação do nosso parque tecnológico, trabalhamos com maior precisão e eficiência, agilizando processos e diminuindo o gasto de energia e frustrações na assistência. Os novos equipamentos vêm elevar o patamar de atendimento em eficiência, qualidade no atendimento e diagnóstico e, redução de custos, que é muito importante na gestão da saúde pública”, completa Elisabete.