Com incentivos, indústria vai instalar cinco novas plantas em Londrina

Governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou protocolo para enquadrar projeto da J.Macêdo no programa de incentivos Paraná Competitivo. Empresa vai investir R$ 500 milhões na ampliação da unidade que mantém no Norte do Estado e gerar 1.500 empregos diretos.
18/04/2019 - 17:10

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da J.Macêdo, Walter Faria Junior, oficializaram nesta quinta-feira (18) a adesão da empresa ao programa Paraná Competitivo e investimentos de R$ 500 milhões em um complexo industrial de manipulação de trigo em Londrina, no Norte do Estado. A empresa vai instalar cinco indústrias no município em uma área total de 380 mil metros quadrados e gerar 1,5 mil empregos diretos e quase 4 mil indiretos.

O novo complexo industrial vai contar com moinho, fábrica de manipulação de massas e bolachas, centro de distribuição para Sul e Sudeste e um centro técnico de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Apenas o novo moinho será cinco vezes maior do que o que já está em operação.

Segundo o governador Ratinho Junior, os investimentos prospectados pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) se somam a duas estratégias para os próximos anos: fomento da indústria de transformação de alimentos, com maior valor agregado, e de tecnologia e modernização dos processos do campo e das fábricas.

“O Estado colaborou com os incentivos, a Prefeitura entrou com a localização, suporte da área, e a empresa com geração de emprego, pelo menos 1,5 mil diretos, investimento que não acontecia há mais de vinte anos na cidade”, afirmou o governador. “Londrina vai se transformar em um grande polo de transformação de alimento”.

Ratinho Junior disse que a localização geográfica da cidade é muito boa para atrair investimentos porque está muito próxima de estados consumidores como São Paulo e os do Sul. Além da proximidade com o Porto de Paranaguá para exportação. Ele também destacou que o novo complexo industrial deve ser a grande vitrine da futura Cidade Industrial de Londrina.

UNIÃO - O presidente executivo da J. Macêdo destacou que a escolha pelo Paraná levou em consideração uma operação bem-sucedida já existente na cidade e a capacidade de Estado, prefeitura, deputados estaduais e associações da região se integrarem em torno do projeto.

“Estamos falando de uma série de unidades. Isso só se viabiliza com mobilização. No Paraná, o governo, todas as secretarias, os órgãos e a prefeitura se mobilizaram. Não é simples. Tem todo o planejamento, estudo de viabilidade e a implementação. Toda essa aliança trará um ganho econômico e social muito grande”, afirmou Faria Junior.

O presidente da J.Macêdo também disse que a empresa vai investir ainda mais no desenvolvimento de novas categorias na planta da cidade, como mistura para bolos, massas e biscoitos assados. O novo complexo, ressaltou, representa uma oportunidade de influenciar também no campo e na logística da região, além do potencial tecnológico inexplorado.

“Vamos gerar milhares de emprego no campo, empregos indiretos. Ainda vamos abrir um centro de tecnologia de pesquisa e inovação do trigo que estava previsto para outro Estado. Ele foi desviado para o Paraná. Queremos transformar Londrina: da capital do café para a capital do trigo, ter toda a cadeia representada na cidade”, destacou Faria Junior.

Segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esse investimento de R$ 500 milhões representa ganho automático para o Paraná. “A cidade começa a ganhar desde agora, desde o pedreiro que vai fazer a oba, o transporte, a venda do material de construção. Só uma parceria da prefeitura, Governo e empresários possibilita empreendimentos desse porte. Isso soma geração de emprego, renda, e movimentação da economia para promover a prosperidade”, asseverou.

J.MACÊDO - O Grupo J.Macêdo, fundado em Fortaleza (CE), está presente no Estado do Paraná desde 1975, com o Moinho Dona Benta, em Londrina. Em 2018, a empresa ampliou suas operações no Estado arrendando o Moinho Mercosul, em Campo Mourão.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o deputado estadual Tiago Amaral; Bruno Ubiratan, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina; e vereadores de Londrina.

Box

Paraná recebe R$ 9,6 bilhões de investimentos em uma semana

O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou nesta semana os anúncios de R$ 9,6 bilhões de investimentos de duas empresas (Klabin e J.Macêdo), com potencial de gerar 3 mil empregos em operação.

A Klabin investirá R$ 9,1 bilhões em Ortigueira para aumentar a produção de celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff) para abastecer os mercados interno e externo. Serão gerados 11 mil empregos na construção e 1,5 mil diretos depois do início da produção. Já a J.Macêdo vai inaugurar um complexo industrial de trigo em Londrina com investimentos de R$ 500 milhões e geração de 1,5 mil empregos diretos.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os anúncios robustos representam a confiança do empresariado na gestão. “Você não tem visto no Brasil tantos investimentos como no Paraná. Totaliza quase R$ 10 bilhões em apenas uma semana. Isso acaba sendo um chamariz para outras empresas que já estão vindo falar com o Governo”, afirmou. “Não tem desenvolvimento social mais rápido e certeiro do que a geração de emprego. Estamos construindo esse projeto”.

Os dois negócios foram prospectados pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e se enquadram nos parâmetros estabelecidos pelo programa Paraná Competitivo, como dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e capacitação profissional.