Com incentivo do Estado, Grupo Obragem leva espetáculos a cidades de baixo IDH

O projeto é uma realização do Grupo Obragem e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura-Lei Rouanet, com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e patrocínio da Copel, Itambé, Terra Rica e Techno.
27/08/2024 - 08:10

“Os Sentidos da Arte – Circulação Paraná” é a nova realização do Grupo Obragem, que vai levar arte a cidades pequenas do Estado com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso à cultura. O município de Doutor Ulysses foi o primeiro a receber a programação, que segue até janeiro de 2025. As próximas cidades a receberem a iniciativa são Santa Maria do Oeste, nos dias 2 e 3 de setembro, e Diamante do Sul nos dias 5 e 6 de setembro. A programação completa, com datas e horários, pode ser encontrada em @grupoobragem.

O projeto é uma realização do Grupo Obragem e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e patrocínio da Copel, Itambé, Terra Rica e Techno.

Durante as viagens por 10 cidades paranaenses com baixo IDH, o Grupo Obragem apresenta gratuitamente as peças “Essencial”, voltada para adultos, “O Mistério do Ovo ou a Galinha Pim-Pim", para crianças, e a exibição do curta-metragem de animação 2D “M.M.M. – a montanha do meio do mundo”.  Os trabalhos propõem reflexão sobre a afetividade, levando em consideração as relações pessoais.

“Desde a nossa formação, em 2002, produzimos espetáculos que refletem o comportamento humano nas instâncias prática e afetiva como forma de relacionar o que é essencial para a vida e de perceber os movimentos afetivos entre as pessoas”, explica Olga Nenevê, que dirige o Grupo Obragem junto com Eduardo Giacomini.

Destinada ao público adulto, “Essencial” trabalha com o princípio de “espaço de acolhimento” para refletir o que é necessário para a manutenção da vida e para que o teatro aconteça. A partir das metáforas sobre o ar, a água, comida, calor, outros seres humanos e a capacidade humana de transformação, os artistas misturam ficções e histórias reais para despertar a reflexão.

“Acreditamos que o teatro liga as pessoas de uma forma única, pois acontece com a presença viva dos artistas em cena, que compartilham o mesmo espaço com a plateia, por um determinado tempo. O acolhimento é atravessado pela ideia de aceitação das pessoas e de suas histórias que, juntas, podem partilhar visões de mundo”, afirma.

Em “O Mistério do Ovo ou a Galinha Pim-Pim”, a dramaturgia cênica é composta pela combinação de narração, ações, bonecos e projeções, a fim de refletir sobre temáticas como a maternidade, a superação de medos e a aceitação de si mesmo, demonstrando como o amor é transformador. Já o curta conta a história de uma menina chamada “M.M.M.”, que percorre uma trajetória de autoconhecimento.

As montagens apresentadas no projeto integram o repertório do Grupo Obragem desde 2014, e já participaram de outros programas de circulação estadual e nacional. O filme foi exibido nos principais festivais nacionais da categoria e, também, de programas voltados a estudantes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Além das apresentações, o grupo realiza uma ação formativa com a palestra “A importância da experiência com o teatro como forma de exercer a nossa cultura”.