A Temporada Ouro Verde 2024 da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) inicia a programação de concertos às 20h30 desta quinta-feira (14) no Cine Teatro Ouro Verde. A escolha da data é especial: em 14 de março de 1984 foi lançada a primeira orquestra sinfônica do Paraná, que agora completa 40 anos. O concerto de abertura será nos dias 14 e 15 de março e os ingressos já podem ser adquiridos de forma antecipada neste link.
O concerto desta semana terá a participação do pianista convidado Cristian Budu e será regido pelo diretor artístico e regente titular Osuel, Rossini Parucci. A temporada 2024 se estenderá até dezembro e terá séries dedicadas a diferentes tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon). Ao todo, serão 24 concertos com composições dos mestres da música clássica. Na abertura, serão executadas obras de Mozart, Prokofiev e Brahms, em referência ao café tipo Arábica.
Considerado pela revista Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade”, Budu é formado em música pela Universidade de São Paulo (USP) e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston (EUA). Em 2016, foi reconhecido pelo jornal Folha de S.Paulo com o prêmio de melhor concerto do ano.
- Nova edição do MON sem Paredes terá parque de esculturas interativas
- Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “Romeu e Julieta” neste mês
TEMPORADA DO CAFÉ – A temporada celebrará o café, os 90 anos da emancipação política de Londrina e os 200 anos da imigração alemã no Brasil (confira a programação AQUI). A cidade foi peça-chave no ciclo do café no Estado.
“Muitas famílias, incluindo a minha, migraram para estas terras para trabalhar nas plantações de café, contribuindo de forma vital para o desenvolvimento local”, afirma Parucci. “Londrina já foi considerada a Capital Mundial do Café. Assim, justamente, prestamos esta homenagem a uma planta que desempenhou papel fundamental em nossa história”.
OSUEL – A Osuel está ligada administrativamente à Casa de Cultura da UEL, à Divisão de Música e à Seção de Música Instrumental. É formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público. Onze maestros já passaram pela regência da Osuel. Atualmente, o cargo é ocupado pelo maestro londrinense Rossini Parucci.