Com filme apoiado pelo Estado, cineasta do Paraná recebe prêmio em Gramado

O curta-metragem "A Casa Amarela", do paranaense Adriel Nizer, recebeu apoio do Governo do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), coordenado pela Secretaria estadual da Cultura. O cineasta é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
20/08/2024 - 18:20

"A Casa Amarela", um curta-metragem escrito e dirigido pelo cineasta paranaense Adriel Nizer, conquistou o prêmio de melhor roteiro no 52º Festival de Cinema de Gramado. O filme recebeu apoio do Governo do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), coordenado pela Secretaria da Cultura. A cerimônia de entrega do troféu Kikito, um dos mais importantes e reconhecidos prêmios do cinema brasileiro, foi no sábado (17), no icônico Palácio dos Festivais, em Gramado, na região da Serra do Rio Grande do Sul.

Natural de Curitiba, Adriel Nizer é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A formação em Cinema e Audiovisual da instituição é caracterizada por um enfoque prático e teórico, que prepara os estudantes para os desafios da indústria cinematográfica. A universidade também conta com um Curso de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, com linhas de pesquisas em teorias e processos de criação cinematográfica.

Adriel Nizer detalhou a abordagem utilizada na criação dos personagens e a dinâmica da narrativa. “'A Casa Amarela' se propõe a contar uma história mais clássica, com três atos definidos, e eu acredito que essa criação mais cuidadosa de personagens e o fato de conseguirmos fazer com que essa relação entre personagens tão distintos se desenvolva em uma conexão significativa, foram os diferenciais para o roteiro do filme”, afirmou. “O filme é sobre a conexão humana, que nasce de buscas que muitas vezes são abstratas”.

Além de solidificar a ascensão do cineasta paranaense como uma das promessas do cinema nacional, a premiação no Festival de Gramado coloca Adriel Nizer ao lado de outros grandes nomes do cinema brasileiro e abre possibilidades para futuras colaborações e projetos inovadores.

Considerado um dos principais eventos de cinema do Brasil, o Festival de Gramado aconteceu ao longo da semana passada, com a exibição de dezenas de produções da sétima arte. Dos mais de 1.800 títulos inscritos em 2024, as curadorias e comissões de seleção escolheram 45 produções para as mostras competitivas.

Neste ano, entre os curtas-metragens brasileiros, concorreram produções do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O Paraná foi representado pelo filme "A Casa Amarela", que estreou simultaneamente no Festival de Gramado e na grade linear do Canal Brasil.

SETOR – A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comenta o impacto crescente do setor audiovisual no Estado. "O Paraná tem um caminho admirável no cinema e nos últimos anos o setor audiovisual paranaense tem se desenvolvido com muita força, graças à combinação dos talentos que temos, aliados ao fomento e incentivo realizados por políticas públicas culturais”, salientou. “Fico imensamente feliz pelo reconhecimento dos paranaenses no Festival de Gramado, mostrando seus trabalhos para todo o Brasil”.

Além do Profice, o Governo do Paraná conta com uma outra política pública de estado voltada para a cultura, denominada PrFilm Commission. A iniciativa consiste numa comissão composta por integrantes indicados pela Seec e por organizações da sociedade civil, com a finalidade de simplificar e apoiar o incremento de atividades da cadeia produtiva do audiovisual. O intuito é transformar o Paraná em um destino atraente para as produções audiovisuais.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, enfatiza a importância da formação profissional para a preservação e evolução do cinema como expressão cultural. “Essas premiações evidenciam a contribuição do Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar para a formação de profissionais capacitados na área socioeconômica do audiovisual, que além de produzir cultura e entretenimento, contribui para a transformação e inovação da sociedade e também para a geração e transmissão de novos conhecimentos”, afirmou.

BERLIM E VITÓRIA – Adriel Nizer escreveu o roteiro para o longa-metragem Alice Júnior (2019), gravado na Lapa, município da Região Metropolitana de Curitiba. Em 2020, o filme foi selecionado para uma mostra voltada para o público jovem no 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, e para a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas do 26º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo. No ano seguinte, a produção rendeu ao cineasta paranaense o 5º Prêmio Paulo Gustavo da Associação Brasileira de Autores-Roteiristas (Abra), na categoria Melhor Roteiro de Filme de Comédia.