Mais de mil pessoas circularam pela Biblioteca Pública do Paraná durante a quinta edição de sua Festa Literária anual, realizada no sábado (11). Com atrações gratuitas nas áreas de literatura, música, cinema e artes gráficas, a 5ª Flibi marcou a retomada dos eventos culturais na BPP, que reabriu em agosto somente para empréstimos e pesquisas agendadas, seguindo protocolos para prevenção de Covid-19 adotados pelas principais bibliotecas do país e do Exterior.
Iniciada às 10h, com uma sessão de cinema, a programação terminou no fim da tarde, com um show da Banda Mais Bonita da Cidade, que reuniu adultos e crianças no hall do edifício histórico localizado no centro de Curitiba.
“A 5ª Flibi mostrou que a Biblioteca Pública do Paraná é um espaço vocacionado para o encontro. Contamos com a dedicação da equipe da BPP e com a presença entusiasmada do público que nos prestigiou e fez com que a festa fosse um sucesso”, destacou o diretor da instituição, Luiz Felipe Leprevost.
No momento, a BPP segue com os empréstimos de livros e pesquisas mediante agendamento. “E, a partir de janeiro, estaremos com todos os serviços abertos para a comunidade, inclusive com uma programação cultural intensa para as crianças em férias”, afirma o diretor.
A jornada cultural começou com a exibição da animação Procurando Dory (2016) e distribuição de pipoca para o público. O coral Cantateca, mantido pela BPP, apresentou um repertório composto de canções natalinas e da música popular brasileira. A programação da manhã terminou com uma atividade na rampa de entrada do prédio, onde crianças brincaram e pintaram com materiais cedidos pela Biblioteca.
Às 13h30, o professor Guilherme Shibata — coordenador de literatura da rede de colégios Bom Jesus e um dos criadores do canal do YouTube Palavrão — ministrou a palestra “Por que Você Deve Ler Hoje?”, sobre o espaço do livro e da leitura no mundo contemporâneo. Mais tarde, às 15h, cinco autores de diferentes gêneros, gerações e bairros da cidade declamaram seus poemas e interagiram com o público no evento “Roda de Poetas”.
Encerrando a Flibi 2021, A Banda Mais Bonita da Cidade faz seu primeiro show presencial desde o início da pandemia e emocionou a plateia com canções de seus quatro álbuns e versões para temas de artistas como Fagner, Erasmo Carlos e Maurício Pereira.
Durante todo o dia, o público também teve a oportunidade emprestar e devolver livros, renovar o cadastro de leitor e visitar a exposição Curitiba Cultural, do coletivo de artistas Urban Sketchers, com desenhos produzidos na rua e que retratam espaços como Museu Oscar Niemeyer, Bondinho da Leitura, Solar do Barão, Teatro Guaíra e Museu da Imagem e do Som, além da própria Biblioteca Pública.