Com compensação, IAT autoriza construção do novo Colégio Aníbal Khury, em Guaratuba

Novo espaço terá 7.560 metros quadrados no bairro Coroados. Emissão da Autorização Florestal foi possível por ser uma obra de baixo impacto ambiental e também de utilidade pública e interesse social.
09/12/2022 - 15:10

A prefeitura de Guaratuba recebeu, nesta quinta-feira (08), das mãos do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, a Autorização Florestal para a viabilização da construção do novo prédio do Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury. O espaço terá 7.560 metros quadrados, no bairro Coroados.

A Autorização Florestal foi solicitada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com a adequação da documentação necessária para a supressão da vegetação existente no local.

O documento prevê as espécies que podem ser retiradas, com a compensação ambiental de reflorestamento em dobro. Ele também proíbe intervenções em Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, assim como a retirada de espécies ameaçadas de extinção.

“Orientamos a apresentar um inventário florestal da área, além de documentos como Decreto de Utilidade Pública, para viabilizar a supressão de vegetação local”, destacou o chefe do Escritório Regional do IAT no Litoral, Altamir Hacke.

“Um dos maiores problemas que tínhamos para uma estrutura nova em um novo lugar era a questão ambiental. Fizemos um esforço e agora vamos viabilizar a obra”, disse Souza.

“Todos sabiam da necessidade de uma nova estrutura para mais de 500 alunos no bairro Coroados e que não saía do papel por burocracias no processo da licença ambiental. Conseguimos regularizar a situação e tiramos um sonho do papel”, disse o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

AUTORIZAÇÃO – A emissão da Autorização Florestal leva em consideração a obra de baixo impacto ambiental e também de utilidade pública e interesse social, condicionantes que permitem a supressão de vegetação.