Com coleta de esgoto acima de 95%, Sanepar moderniza sistema em Vera Cruz do Oeste

Na obra que está quase 50% executada são investidos R$ 25 milhões na estação que utiliza processo mais moderno. A antiga unidade de tratamento será desativada.
15/07/2024 - 18:13

A Sanepar já executou 48,91% das obras de modernização do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Vera Cruz do Oeste, no Oeste do Estado. A nova unidade está em construção no mesmo local da Estação de Tratamento Santa Cruz, que será desativada.

Com um investimento de quase R$ 25 milhões, a nova estação terá capacidade para depurar 24,54 litros por segundo, utilizando um sistema mais moderno chamado SBR, que tem uma eficiência de tratamento superior ao processo que existe hoje.

Atualmente 95% dos moradores de Vera Cruz do Oeste são atendidos com coleta e tratamento de esgoto, com uma rede pública de 53 quilômetros.

O gerente regional Eduardo Arrosi destaca que estes investimentos buscam melhorar a infraestrutura do município e preservar o meio ambiente. “A Sanepar está investindo para eliminar uma estação mais antiga que já não atende mais as necessidades da população de Vera Cruz do Oeste, por uma estrutura com uma operação mais eficiente e mais moderna. Assim, a cidade pode crescer com um desenvolvimento social e econômico sustentável tendo em vista que já alcançou a universalização do saneamento,” disse.

MAIS MODERNO – No sistema SBR – Sistema de Batelada Sequencial o tratamento é feito por lodo ativado e aeração prolongada, por batelada. Isto significa que todas as etapas do tratamento ocorrem em um único reator que tem ciclo de operação com duração definida. A grande vantagem deste sistema é a ausência de odor, a possibilidade de operação remota e a eficiência do tratamento, que supera 90% da capacidade de purificação da água residuária.

Além da construção de uma nova estação, o processo de modernização do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Vera Cruz do Oeste também prevê a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto Pacheco, que dará lugar a uma unidade de bombeamento. Como obras complementares ao processo, também serão instalados mais de 5 mil metros de emissários que levam o esgoto tratado para o corpo receptor. As obras devem terminar em fevereiro de 2025.