A cidade de Morretes será a primeira do Litoral a receber a visita da Estação Sanepar, um conjunto de atividades lúdicas e educativas que ensina sobre a importância da água, o descarte correto de resíduos, entre outros temas ligados ao saneamento e ao meio ambiente. A Estação chega neste domingo (17), na Praça dos Imigrantes, e permanece no local até o dia 27 de dezembro, com funcionamento pela manhã e à tarde.
“Um dos grandes atrativos da Estação Sanepar é a mascote Sane, uma heroína na defesa da água. Ela explica sobre o ciclo de uso da água e também sobre a importância da defesa do meio ambiente”, conta a gestora ambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk.
Depois, a Estação seguirá para os demais municípios litorâneos, nesta ordem: Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Além da Estação Sanepar, nesta temporada, os jogos e as brincadeiras educativas propostos pela Companhia para veranistas e moradores das cidades litorâneas serão organizados em atividades em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES).
O veículo da Estação Sanepar já passou por 16 municípios da região Sudeste do Paraná no mês de novembro e, após a temporada de verão, continuará a percorrer outras cidades do Estado, atendendo a escolas públicas municipais.
OUTROS SERVIÇOS – Durante o Verão Maior, a Sanepar também fará a limpeza das praias e disponibilizará de cadeiras especiais para o acesso ao mar de pessoas com dificuldades de mobilidade, idosos e pessoas com deficiência. As cadeiras anfíbias e passarelas acessíveis são parte do projeto Praia Acessível, realizado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF).
Elas estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro em seis pontos de maior concentração de pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
CAPACITAÇÃO – Nesta semana, foram treinados 134 profissionais e agentes que trabalharão na limpeza e no atendimento de diversas atividades da Sanepar no Litoral, incluindo os trabalhadores da Estação Sanepar. O treinamento ocorreu com participação da Companhia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp).