Com apoio do Estado, prefeitura de Pato Branco terá nova estrutura

Estado aportará R$ 20 milhões na obra, que deve ser licitada em 2020. Haverá contrapartida de R$ 6 milhões do município. Estrutura abrigará toda a administração municipal.
12/11/2019 - 17:20

A prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, ganhará uma nova sede. O Governo do Estado aportará R$ 20 milhões na obra, que deve ser licitada em 2020. Haverá contrapartida de R$ 6 milhões do município.

Nesta terça-feira (12), o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez o lançamento da pedra fundamental do novo espaço. A nova sede terá cerca de 12 mil metros quadrados divididos em subsolo, térreo e mais sete andares. A intenção do município é abrigar toda a administração, um estacionamento, espaço com refeitório e auditório para 350 lugares.

A estrutura atual da prefeitura foi inaugurada em 1968 e não comporta mais todas as secretarias e departamentos, o que exige o pagamento de aluguéis - cerca de R$ 70 mil por mês.

“Esse investimento é para criar um espaço adequado para a administração pública. Pato Branco vem crescendo, se modernizando. Para economizar os aluguéis, a prefeitura resolveu implantar esse novo Centro Cívico”, afirmou Ratinho Junior. “Além disso dá estrutura para o funcionalismo municipal”.

O governador destacou que a nova estrutura respeita o eixo de desenvolvimento planejado no passado, com intuito de reestruturar a região Norte da cidade. O investimento é parte de um complexo que abrangerá um parque ambiental, um contorno rodoviário e um shopping center.

O governador também citou o Paraná Mais Cidades, programa estruturado para o desenvolvimento dos municípios a partir do ano que vem, que prevê investimentos de R$ 351 milhões em desenvolvimento urbano e projetos estruturantes. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual e da devolução do exercício orçamentário do Legislativo, e vai beneficiar todos os 399 municípios.

PROJETO - O terreno da nova sede da prefeitura de Pato Branco tem 15 mil metros quadrados e está localizado na esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Inovação, no bairro Bortot. O projeto foi desenvolvido por seis arquitetos e urbanistas que atuaram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Pato Branco (IPPUPB). Os profissionais foram convidados a elaborar o projeto pela ligação cultural com a cidade e a necessidade de integrar rotinas do serviço público e demandas dos cidadãos.

Segundo João Carlos Ortega, secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, um Governo 5.0 se constrói em parceria com as prefeituras. “Pato Branco se destaca pela geração de emprego e renda e merece um novo centro administrativo. Os técnicos da secretaria estão finalizando o projeto e obras devem iniciar em pouco tempo”, disse.

Augustinho Zucchi, prefeito da cidade, reforçou que a nova estrutura representa um vetor de desenvolvimento social. “O município não conseguiria fazer sozinho. Para o lado Sul não há como crescer. Onde se ergue o Centro Cívico a cidade cresce junto. É um marco histórico para Pato Branco”, afirmou.

PEDRA FUNDAMENTAL - No local, há uma escultura da arquiteta Caroline Domingos Mezzalira chamada “nosso encontro com a história”. “As setas representam o passado e o futuro, que nunca se separam, andam juntos e entrelaçados, na mesma linha do tempo, apontado ao chão, sob uma rocha de granito Meteorus Escovado. A intenção é marcar o presente, o agora, e o começo de uma nova história. A partir deste momento, se projeta uma nova realidade para a cidade de Pato Branco”, explicou a arquiteta.

Na placa da pedra fundamental ainda há a inscrição “um elo entre o sonho e a realidade - e sobre o tempo, ficam as porções de sonhos, distribuídas no espaço perene, onde o nada foi, o hoje é, e o talvez, será. E sobre a coragem, a concretude confirma o que a frágil lembrança possa vir apagar”.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o vice-prefeito, Robson Cantu; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o superintendente de inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra, Soldado Adriano José, Nelson Luersen e Paulo Litro; o presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Maccari; vereadores e lideranças municipais.