O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (21) em Mandaguari, no Noroeste do Paraná, da inauguração da nova planta da SuperBAC, empresa especializada em soluções biotecnológicas de alta performance para os segmentos de agricultura, saneamento, óleo e gás e bens de consumo. O investimento total é de R$ 100 milhões e contou com o apoio do Governo por meio dos programas de incentivo fiscal, viabilizados pela Invest Paraná e pela Secretaria da Fazenda.
Na empresa, ele entregou ao presidente do grupo, Luiz Chacon Filho, a licença que permite o início da operação da fábrica. “É motivo de alegria inaugurar uma empresa inovadora, que vai ajudar o Paraná a se desenvolver. E o que é mais importante, aliando tecnologia de ponta à sustentabilidade”, afirmou o governador. “A empresa tem condições de criar muitos empregos, e empregos qualificados para técnicos, cientistas e pesquisadores”.
Ratinho Junior destacou também ações em andamento que colocam o Estado na vanguarda da produção de conhecimento por meio de iniciativas inovadoras e sustentáveis. “Somos referência para o mundo, reconhecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, como o estado mais sustentável do Brasil. Queremos crescer, mas da forma correta”, ressaltou.
O projeto da biofábrica foi iniciado em 2015 e contempla os laboratórios e toda a estrutura de P&D, onde atuam cerca de 60 pesquisadores, formando o novo SuperBAC Innovation Center. A empresa é especializada na produção de componentes para outras empresas, como proteínas, enzimas, microrganismos e outros ingredientes.
“Esse investimento vai nos permitir um ambiente mais verde e sustentável, dependendo cada vez menos de fertilizantes e químicas produzidas no Exterior. O Paraná está no caminho certo do desenvolvimento”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, afirmou que os benefícios concedidos às empresas são importantes para antecipar os investimentos privados e acelerar a economia do Estado. “Quando um empresário procura a Invest Paraná com planos para seu crescimento, é muito importante organizarmos uma estratégia para fazer com que esse sonho possa ser antecipado. O Estado deve trabalhar junto para facilitar no que puder, garantindo transparência e um bom ambiente de negócios”, ressaltou.
- Paraná é o segundo maior produtor florestal do País, segundo IBGE
- Em retomada, PB do Paraná cresce 4,2% no primeiro semestre de 2021
ALTO VALOR AGREGADO – A SuperBAC também está apta a realizar a prestação de serviços em biotecnologia, desenvolvimento e escalonamento de processos de clientes e de parceiros, entre outras atividades, inclusive na produção de ativos em mercados de alto valor agregado como em fármacos e saúde, com potencial, por exemplo, de elaboração de probióticos, biodefensivos, enzimas, metabólicos de origem microbiana e o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para a produção de vacinas.
Produção que se estende ainda para as áreas de cosméticos, alimentação humana e animal e soluções ambientais, além da exportação de microrganismos. “É um momento muito importante para a nossa companhia. Passamos a não depender mais de tecnologia estrangeira. Essa planta é a mais moderna das Américas justamente para garantir o crescimento dos próximos 10 anos”, destacou Chacon Filho.
“Pelo apoio que recebemos, posso afirmar que acertamos na escolha do Paraná para receber nossa aérea industrial e tecnológica”, completou.
O grande diferencial da estrutura do SuperBAC Innovation Center, reforçou o presidente da companhia, é que ele fecha um ciclo completo, que vai da bioprospecção, ao processo de desenvolvimento, escalonamento em planta piloto e elaboração do produto final em escala industrial. “Representa uma mudança em nosso modelo de negócios e coloca o Brasil como uma das principais referências internacionais em biotecnologia”, afirmou.
A planta tem capacidade nominal de produção de componentes de 50 mil litros por ciclo. A expectativa dos empresários é de um crescimento anual de 25%. “É um empreendimento extremamente importante para fazer Mandaguari seguir no rumo do desenvolvimento”, ressaltou a prefeita da cidade, Ivonéia de Andrade.
- No PR, saldo de novas empresas cresce 13,9% em 2021, aponta Jucepar
- Indústria paranaense cresce 1,5% em agosto e mantém alta, aponta IBGE
EMPRESA – Fundada em 1995, a SuperBAC é fabricante de fertilizantes e conta com uma fábrica e laboratório de desenvolvimento no Paraná. Em paralelo, a companhia desenvolve soluções para as áreas de saneamento, óleo e gás e bens de consumo, sempre com foco em inovação e na catalisação de processos produtivos de forma mais sustentável.
PRESENÇAS – Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; os secretários João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Evandro Araújo; o presidente da Associação dos Municipios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; além de lideranças políticas e empresariais da região.