Com apoio do Governo do Paraná, o 1º Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fiil) ocorre nesta semana, de 5 a 8 de dezembro, no Parque Ney Braga. Com entrada gratuita, o festival inédito oferecerá palestras, workshops, painéis de discussão, hackathons e exposições de 40 startups.
Os temas estão voltados para a inovação, govtechs e cidades inteligentes, com foco no uso da tecnologia como aliada a soluções aplicadas no cotidiano, seja no contexto empresarial, setor público ou em ambientes urbanos.
O Estado participará com o estande Arena Paraná, onde serão apresentados projetos e iniciativas que destacam o protagonismo do Paraná em tecnologia e inovação. O espaço colaborativo será compartilhado entre a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar e o Detran-PR.
O Fiil é promovido pela Estação 43, ecossistema de inovação de Londrina, organizado pela FB Group e apoiado por 12 governanças regionais de diferentes setores.
“A inovação é um eixo estratégico para o Governo do Paraná, e eventos como o Fiil são essenciais para fortalecermos esse ecossistema e mostrarmos ao Brasil o potencial do nosso Estado”, destaca Alex Canziani, secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital.
Como parte da programação, o governo estadual realizará o 6º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná. A iniciativa é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) e pretende reunir representantes universidades, governos e empresas para discutir as tendências e desafios do setor de tecnologia, além de promover a troca de experiências e a colaboração entre os diferentes segmentos do ecossistema de inovação.
O futuro da inovação e o fortalecimento dos ecossistemas locais serão temas centrais nas discussões ao longo do encontro de parques tecnológicos. Um dos destaques é a importância dos ambientes promotores de inovação no desenvolvimento dos territórios, com ênfase no papel desses espaços como catalisadores do crescimento regional e da criação de novas oportunidades econômicas.
As palestras também abordarão estratégias para a inovação, como a construção de redes colaborativas entre empresas, universidades e governos, essenciais para fomentar a criatividade e a competitividade, além das oportunidades para a ciência, tecnologia e inovação (CTI).
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a importância do debater em torno das políticas públicas para um planejamento assertivo do setor.
“O Governo do Estado tem, por orientação do nosso governador Ratinho Júnior, tem priorizado essa política pública de apoio aos ambientes promotores de inovação como uma estratégia de conexão entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial, no sentido de fazer com que tenhamos novos negócios e empreendedorismo inovador, a partir das ações de ciência e tecnologia”, afirma.
Durante o encontro de parques tecnológicos, a SEI também apresentará o planejamento estratégico para os próximos passos da consolidação da governança do Sistema Paranaense de Inovação (SPI). A formação de uma ampla governança do SPI paranaense foi iniciada em outubro, na Semana Estadual da Inovação 2024, com a participação de representantes de universidades, federações de indústrias, comércio, agronegócio, cooperativismo e transporte, associações empresariais, fundações e empresários.
PROGRAMAÇÃO – O Fiil 2024 contará com mais de 60 palestrantes convidados com temas que envolvem tecnologia e inovação no audiovisual, saúde, educação, turismo, agronegócio, entre outros setores. Serão dois palcos principais, arena Sebrae e cabine de gravação de podcast.
“O evento não contempla só o conteúdo, vai ter muito networking, vai ter a parte cultural com bandas tocando no final de semana. Temos uma parceria muito boa com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 30 restaurantes entraram com promoções para quem tiver crachá do evento. O festival vai ter atrações para todos os públicos”, afirma Lúcio Kamiji, presidente do Conselho de Administração Estação 43.
A programação completa do evento e as inscrições gratuitas estão disponíveis AQUI. As vagas são limitadas.