Com apoio da Invest, Agudos do Sul atrai empresa de telemarketing em apenas três meses

Município da Região Metropolitana de Curitiba participou do programa Invest Cidades, que busca transferir aos municípios a metodologia que a Invest Paraná usa para a atração de empresas ao Estado. Lançado neste ano, o programa já ofereceu qualificações a 22 cidades paranaenses.
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02/08/2021 - 11:40
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Com cerca de 10 mil habitantes e 80% da área ocupada por bacias hidrográficas, o que dificulta a implantação de empresas de maior porte, o município de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aposta no setor de telemarketing para atrair novos negócios e oferecer oportunidades de emprego à população, em especial à mais jovem.

A nova vocação da cidade, que é essencialmente agrícola, foi identificada com a participação de Agudos do Sul no programa Invest Cidades, que busca transferir aos municípios a metodologia que a Invest Paraná usa para a atração de empresas ao Estado. Lançado neste ano, o programa já ofereceu qualificações a 22 cidades paranaenses.

Para Agudos do Sul, o resultado chegou rápido: três meses após os gestores municipais participarem da capacitação, a curitibana Aliança Sul transferiu a sua matriz ao município, com a promessa de gerar cerca de 30 empregos diretos até o final do ano, com 12 pessoas já contratadas.

“Parece pouco, mas para a nossa cidade, que é pequena e não tem indústrias, equivale a uma empresa de grande porte, além de representar um grande ganho em termos de arrecadação”, afirma o prefeito Jessé Zoellner.

Para tornar a cidade mais atrativa para o setor, o Executivo municipal elaborou uma legislação com incentivos fiscais voltados para empresas de telemarketing, que recebeu consultoria da Invest Paraná e foi aprovada pela Câmara de Vereadores. “O apoio da Invest foi fundamental nessa fase, porque nunca tínhamos feito uma lei sobre incentivos fiscais. Com ela, garantimos a segurança jurídica para que mais empresas também possam se instalar aqui”, destaca Zoellner.

A instalação da empresa na cidade também teve outro fator determinante. Graças ao programa Empresa Fácil, que torna menos burocrática e mais rápida a abertura de um negócio através do sistema da Junta Comercial do Paraná, o alvará de funcionamento foi liberado em um dia.

METODOLOGIA – Os incentivos fiscais são apenas uma das medidas que as cidades podem adotar para se tornarem atrativas a novos negócios. Agência de atração de investimentos do Governo do Estado, que faz o meio de campo entre empresas e órgãos governamentais, a Invest Paraná oferece as mesmas ferramentas usadas no âmbito estadual às administrações municipais.

“A ideia principal da metodologia repassada aos municípios é que eles estejam organizados e tenham todas as informações necessárias para dar uma pronta resposta aos investidores”, explica Gustavo Cejas, diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná.

A proposta é tornar os municípios paranaenses agentes de desenvolvimento local, com a capacitação de funcionários públicos e a estruturação de um plano de ação para atrair investimentos. “O Invest Cidades foi construído para que os municípios se tornem seu próprio agente de fomento, escritórios regionais para a atração de investimentos”, destaca.

O plano de ação deve conter todas as respostas que os investidores buscam: as áreas disponíveis na cidade para a instalação de empreendimentos, as condições de infraestrutura, saneamento, energia, telefonia, mão de obra, possibilidade de oferecer qualificação, rapidez na resposta para a concessão de alvará e uma legislação afinada para o tipo de empresa que pode atrair, observando as questões ambientais, como as áreas de mananciais, por exemplo.

A sugestão de incentivos fiscais que podem ser oferecidos às empresas, com a elaboração de uma legislação sólida, é feita de forma paralela à prospecção. “Foi o caso de Agudos do Sul, que identificou a possibilidade de criar um incentivo para empresas de telemarketing, aprovou na Câmara e tornou a cidade atrativa para essa área”, destaca Cejas. “Ficamos felizes em ver um município pequeno fazer esse processo de forma tão dinâmica e obter êxito rapidamente. Deixamos o cenário mais eficiente, mas a prefeitura é quem foi atrás de um novo negócio”.

VOCAÇÕES REGIONAIS – Outra proposta do programa é identificar as vocações regionais do Paraná, para que as cidades prospectem novos negócios levando em conta os empreendimentos já instalados em sua região. A ideia é adensar os setores para atrair indústrias relacionadas à área já em desenvolvimento.

Com o fomento às vocações regionais, a Invest pode indicar os melhores locais para a instalação de determinada empresa, além de ajudar os municípios a buscarem parcerias com instituições de ensino e pesquisa, na oferta de capacitações aos moradores dessas cidades, levar a feiras e eventos do setor, entre outras alternativas.

É o caso de Agudos do Sul, que agora com uma legislação robusta de incentivos fiscais, quer atrair mais empresas de telemarketing e já está preparando uma cartilha com esse fim. Além disso, a infraestrutura e a localização da cidade, que fica no chamado segundo anel da Região Metropolitana, próxima à divisa com Santa Catarina, é outro diferencial.

“A ideia é espalhar essas empresas pela cidade, onde elas podem encontrar um celeiro grande de jovens que têm a possibilidade de iniciar o trabalho imediatamente. Foi a forma que encontramos de manter nossos jovens aqui, com oportunidades de trabalho”, ressalta o prefeito. “Temos uma boa infraestrutura, estamos próximos de Curitiba e de Santa Catarina e a poucas horas do porto e do aeroporto”.

COMO PARTICIPAR – Para ter acesso à capacitação do programa Invest Cidades, a prefeitura deve solicitar a documentação para adesão através do e-mail parceiroinvest@investpr.org.br. A Invest então agenda o treinamento, passa o material de apoio e o acesso às plataformas auxiliares, além de continuar dando suporte ao município. Todo o processo é gratuito.

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