Com apoio da Copel, Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições

Competição online, que conta com o apoio da Copel, espera atrair cerca de 200 mil alunos de escolas públicas e privadas dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de todo o Brasil. As fichas de inscrição devem ser feitas pelos professores até 4 de outubro pelo site da ONEE.
02/08/2024 - 11:50

Professores das redes pública e privada de ensino de todo o Paraná podem inscrever seus alunos na nova edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) até 4 de outubro pelo site oficial da competição. O evento online busca incentivar o aprendizado sobre sustentabilidade e o uso consciente da energia elétrica entre os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Em 2024, a expectativa dos organizadores é contar com 200 mil participantes de 3 mil escolas de todo o Brasil.

As atividades ligadas ao evento iniciam em agosto com a transmissão de aulas ao vivo e a divulgação do conteúdo que servirá de base para a competição, que acontecerá em duas fases em outubro. Na primeira etapa, os estudantes devem solucionar desafios em formato de jogos digitais relacionados ao tema. Na segunda, eles devem resolver questões da ONEE via site ou aplicativo oficiais.

A ONEE também oferecerá um curso gratuito de formação aos professores inscritos. A capacitação será dividida em quatro módulos: Consumo Eficiente da Energia Elétrica, Eficiência Energética dos Aparelhos, Eficiência Energética e o Desenvolvimento Sustentável e Cuidados no Uso da Energia Elétrica.

A edição de 2024 do evento é organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob a coordenação do Instituto Abradee. Ela é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética, administrado pela ANEEL, e conta com a parceria da Copel e de outras empresas distribuidoras de energia elétrica na sua divulgação.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Márcio Biehl Hamerschmidt, a competição é uma oportunidade de reforçar a educação dos adolescentes sobre o consumo consciente de energia. “A ONEE 2024 promete ser um marco na educação sobre eficiência energética no Brasil nas escolas, que é um tema relevante para avançarmos em direção a um futuro mais sustentável”, afirmou.

PREMIAÇÃO – A primeira edição da ONEE no Paraná aconteceu em 2022 com a participação de aproximadamente 2,6 mil estudantes. Na ocasião, a Copel premiou 306 alunos com 78 medalhas de ouro, 121 de prata e 107 de bronze.

Os primeiros classificados de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em Brasília em novembro. Além das medalhas, todos os medalhistas da ONEE estarão qualificados diretamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do próximo ano, enquanto os primeiros classificados de cada estado receberão também um notebook.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a organização pelo e-mail contato@olimpiadas.app, o telefone 0800 606 9130 ou pelo WhatsApp (11) 97747-8888. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Confira o cronograma das etapas do evento:

Inscrições: até 4 de outubro

Formação de professores: 22 de julho a 5 de outubro